Curta e Siga


Nutrição Funcional e a Diabetes





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Nutrição Funcional e a Diabetes.



A diabetes é nada menos do que a incapacidade de metabolizar carboidratos (açúcares), por diminuição na secreção de insulina ou na resistência da insulina disponível, gerando o aumento na concentração de glicose no sangue.

O diabetes tipo 1 ou insulínico dependente é comum em jovens, mas pode surgir em qualquer idade. Os sintomas aparecem bruscamente, exigindo o uso de insulina para o seu controle. Já o diabetes tipo 2 ou tipo adulto, geralmente se manifesta na maturidade e atualmente é responsável por 95% dos casos de diabetes.

As causas mais comuns que levam o paciente a desenvolver o diabetes tipo 2 são:

  • Excesso de consumo de carboidratos refinados, açúcares e alimentos industrializados como pães, massas, bolos, doces em geral e sucos de caixinha;
  • Consumo em excesso de bebida alcoólica, gorduras saturadas presentes em carnes, embutidos, pele de frango e temperos prontos;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso, sobrepeso e obesidade

Percebeu que a alimentação é um das causas que leva o paciente a Diabetes?

Antes de falarmos da importância da Nutrição Funcional para o Diabeticos, vamos a definição de Alimento Funcional. Alimento funcional é definido pela RDC 18/99, como sendo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica. 

Um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado de maneira satisfatória que pode agir de forma "benéfica" em uma ou mais funções do corpo, além de se adequar à nutrição e, de certo modo, melhorar a saúde e o bem estar ou reduzir o risco de doenças

Naturalmente, todos os alimentos são funcionais, uma vez que nos proporcionam sabor, aroma e valor nutritivo. Entretanto, nas últimas décadas, o termo funcional está sendo aplicado a alimentos com uma característica diferente, a de proporcionar um benefício fisiológico adicional, além das qualidades nutricionais básicas encontradas. Tais alimentos também são vistos como promotores de saúde e podem estar associados à redução ao risco a certas doenças.

Já está bem estabelecida a relação dos alimentos com a qualidade de vida. A ingestão de alimentos da forma correta e em quantidades adequadas está intimamente relacionada com a diminuição do risco de desenvolvimento de inúmeras patologias, entre elas a Diabetes. O objetivo do Nutrição Funcional é sempre avaliar com detalhe as causas dos desequilíbrios por trás dos sinais, sintomas, doenças e do peso pois estes revelam que há algo de "errado" com nosso organismo e então a partir disso desenvolver um plano alimentar individual que atenda a demanda de cada sistema para que volte a estar em harmonia e saúde!!

 O Programa Nutrição Funcional no Diabetes que já ajudou e tem ajudado centenas de milhares de pessoas com DIABETES TIPO 1 a REDUZIR o USO DE INSULINA em 90% e ESTABILIZAR a GLICOSE e outras centenas de milhares de pacientes diabéticos tipo 2 e pré-diabéticos MUDAREM SEUS HÁBITOS DE VIDA com a NUTRIÇÃO FUNCIONAL NO DIABETES. Clique aqui e saiba mais!


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário