2 de janeiro de 2014

Alimentação adequada para praticar atividades físicas






A energia de que seu corpo precisa para a prática de atividades físicas depende daquilo que você coloca no seu prato. Confira a alimentação adequada para cada fase de seu treino:

Antes do treino

Invista em carboidratos de baixa carga glicêmica uma hora antes do exercício, como pão integral e batata cozida. Eles são absorvidos devagar e não prejudicam "Porém, 15 minutos antes, consuma cereais em flocos ou pão branco com geleia de frutas", indica Elaine de Pádua, nutricionista da Clínica DNA Nutri (SP).

 

Durante o treino

A digestão é inibida no exercício, pois o fluxo de sangue está direcionado para os músculos.  Assim, priorize carboidratos de rápida absorção, como suco com suplemento de maltodextrina. "A suplementação somente é necessária após exercícios intensos, ou se a alimentação for errada antes do treino", adverte a nutricionista.


Após o treino

Vale a dobradinha carboidratos e proteínas, que ajudarão na reconstrução dos músculos. Na lista de proteínas boas estão queijos magros, derivados de soja, leite e iogurtes. "O doce pode ser incluído, pois ajudará na reposição de energia. Mas evite os gordurosos e priorize doces à base de frutas", finaliza Elaine.



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