Curta e Siga


Como a Nutrição Esportiva pode ajudar o desempenho no Basquete?





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Como a Nutrição Esportiva pode ajudar o desempenho no Basquete?.



A prática esportiva atrelada a uma nutrição adequada são fatores essenciais na conquista do melhor desempenho físico e esportivo. Por exemplo, os exercícios de força no esporte são conhecidos como atividade física anabólica, que, por sua vez, estimulam a síntese de proteína para o aumento da massa muscular. Nas sessões de treinamentos para que haja o desenvolvimento da força, ocorre concomitantemente o rompimento de fibras musculares bem como o esgotamento das reservas de energia muscular. Para que não aconteça o aparecimento da fadiga precoce e para que o risco de lesões seja minimizado nas próximas sessões de treinamento, faz-se necessário uma boa recuperação através da oferta de nutrientes essenciais (carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais) como, também, de períodos de descanso adequado para o anabolismo.

Assim, a alimentação tem uma ação fundamental no treinamento esportivo, tanto no que diz respeito à qualidade, quanto à quantidade dos alimentos ingeridos. Este equilíbrio é importante para que a recuperação muscular ocorra dentro dos parâmetros fisiológicos adequados.

A alimentação adequada e a atividade física orientada contribuem para melhorar o desempenho atlético como também para aumentar a expectativa de vida das populações, uma vez que melhora o nível de qualidade de vida.

O basquete exige de seu atleta força, velocidade, agilidade e precisão, sendo um esporte de intensidades variadas e consumo energético considerável, que se utiliza de rotas metabólicas em predominâncias diferentes, tendo como principal a via anaeróbica. Para que o praticante de basquete tenha um bom desempenho e aproveitamento é necessário, além de fatores genéticos e de condicionamento físico, uma nutrição adequada. A alimentação equilibrada auxiliará na manutenção do condicionamento aeróbio e anaeróbio, utilizados no esporte. Durante o treinamento, deve ser ingerida quantidade adequada de alimentos para que haja a manutenção das reservas de energia e do peso corporal, com o intuito de otimizar o desempenho e manter a saúde.

A verdade é que o número de refeições feitas por um atleta de basquete deveria ser de cinco diárias. O maior número de refeições diárias permite fracionar o aporte de alimentos com elevado índice glicêmico durante o dia, evitando-se uma maior concentração de alimentos em poucas refeições e disponibilizando glicose de forma equilibrada para o exercício físico.

Além disso, esta dieta deve estar fracionada de acordo com o Valor Energético Total (VET) diário indicado a partir dos principais macronutrientes utilizados para o funcionamento do corpo: carboidratos, proteínas e lipídeos. É difícil fazer uma estimativa exata e adequada da quantidade de nutrientes, pois pode haver variações na demanda energética devido às fases específicas do treinamento. Porém, têm-se alguns valores de referência na composição de uma dieta de um atleta de basquete.

Os carboidratos são os elementos mais energéticos do corpo humano, sendo o único macronutriente através do qual se pode obter energia anaeróbicamente, o que permite o apoio energético a exercícios de grande intensidade, caso do basquete. Sendo recomendado que cerca de 60% do VET seja composto por carboidratos. Já as proteínas são nutrientes essenciais e necessários para o crescimento, a manutenção e a reparação dos tecidos corporais, sendo também importantes para a formação de enzimas, hormônios e anticorpos. Esses devem compor entre 10 e 15% do VET. Os lipídeos, por sua vez, precisam compor o mínimo de 15% do VET de um atleta de basquete.

Para atletas, seja de basquete ou não, é necessário ter alguns cuidados com a alimentação, pois ingestões energéticas baixas podem resultar numa perda de massa muscular, redução no aumento da densidade óssea, risco crescente de fadiga, lesões e doenças.

Com uma ingestão energética limitada, o tecido magro e gordo é utilizado pelo corpo para desempenhar a função de "combustível", ou melhor, energia.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário