Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre 5 princípios da Nutrição Funcional.
Nutrição Clínica Funcional possui cinco princípios básicos:
1) Individualidade bioquímica: Grande parte da expressão de nossos genes depende do meio ambiente, por isso, a nutrição funcional busca a interação de cada genética, alimentação e dos elementos ambientais (toxinas, poluentes, estresse mental, atividade física) para "modular" nossos genes, inibindo aqueles associados à doenças, para elevar os associados à saúde.
2) Tratamento centrado no paciente: O método é direcionado ao paciente e não a doença, ao oposto da medicina tradicional. Torna-se mais importante saber que paciente tem a doença do que saber qual doença o paciente tem. O indivíduo é abordado como um todo, um conjunto de sistemas que se inter-relacionam e que sofrem influências de fatores ambientais, emocionais, alimentares, patológicas, uso de medicamentos, hábitos de vida e atividade física.
3) Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes: Se torna importante a oferta de nutrientes em quantidades adequadas e em equilíbrio com todos os outros, para que haja otimização da sua absorção e aproveitamento pelas células.
4) Inter-relações com fatores fisiológicos: Todas as funções do nosso corpo estão interligadas. A teia da nutrição funcional considera a inter-relação mútua de todos os processos bioquímicos internos, de forma que uma influência no outro, gerando desordens que abrangem os diversos sistemas, corrigindo a causa em vez de apenas os sintomas genéricos.
5) Saúde como vitalidade positiva: Saúde não é meramente a ausência de doenças, e sim o resultado de diversas relações entre os sistemas orgânicos, por isso analisa-se os sinais e sintomas físicos, mentais e emocionais que podem estar nas bases dos problemas apresentados.
Na Nutrição Funcional, a investigação de toda história clínica através dos antecedentes, individuais e familiares, do relato de sinais e sintomas, exames bioquímicos, relacionados à avaliação nutricional e da avaliação da composição corporal, nos permite identificar os desequilíbrios orgânicos, por exemplo, as hipersensibilidades alimentares, alterações da microbiota intestinal, déficit ou excesso de micro e macronutrientes e assim elaborar um plano alimentar mais adequado e preciso para cada um dos pacientes.
Na realidade a preocupação da Nutrição Funcional é avaliar cada pessoa como um ser único, que tem preferências, hábitos, histórico de vida e resposta á intervenção nutricional totalmente diferentes e, assim, por meio dos detalhes e da individualidade poderemos proporcionar que as pessoas realmente sintam-se saudáveis e felizes realmente, livres de dor de cabeça, TPM, insonia, constipação, queda de cabelo ou unhas fracas, entre outros.
O Drive Virtual de Nutrição Funcional traz material para auxiliar o profissional e estudante a entender as características na Nutrição Funcional e como usá-la em beneficio do seu paciente. Os artigos contidos ajudam o estudante a entender como se trabalha com individualidade bioquímica e os efeitos dos alimentos no organismo de cada um, sendo mais abrangente do que apenas estabelecer planejamentos alimentares baseados em contagem de calorias. abordam diversos aspectos e ajudam no entendimento de cada doença e necessidade alimentar. Clique aqui e saiba mais!
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Para finalizar, temos a indicação de um ebook direcionado para professores de Educaçao Física sobre Nutrição. Conheça o Saúde no Prato: guia para profissionais de Educação Física. Saiba mais aqui!
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.
Nenhum comentário