Curta e Siga


Como funciona e os benefícios da Nutrição Funcional





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Como funciona e os benefícios da Nutrição Funcional.




A nutrição funcional é uma área de conhecimento da nutrição baseada na perspetiva da medicina funcional. O termo "funcional" aplica-se à manifestação de mudanças em processos fisiológicos básicos que refletem sintomas de duração, intensidade e frequência aumentadas, ou seja, não se resume apenas a doenças de origem conhecida, mas alterações precoces nas funções orgânicas que podem evoluir para doenças crónicas ao longo da vida

A nutrição funcional tem como objetivo estabelecer o perfeito funcionamento do organismo a partir do equilíbrio dos nutrientes. Como resultado para atingir estes  objetivos, os nutricionistas funcionais fazem, inicialmente, uma análise da individualidade bioquímica de cada paciente (com base em exames laboratoriais e clínicos).

Posteriormente, criam um plano alimentar exclusivo e que atenda às demandas específicas do indivíduo.

epois de adotar uma dieta funcional, muitos benefícios podem ser percebidos, como por exemplo:

  • Saúde integral (corpo saudável e livre de doenças)
  • Emagrecimento saudável
  • Melhora na qualidade do sono
  • Aumento da resistência física
  • Melhora da autoestima

Da mesma forma que o emagrecimento saudável é uma consequência positiva da nutrição funcional, este não é nosso objetivo principal.

Acima de tudo, a maior meta dos nutricionistas funcionais é melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes, de forma a evitar o surgimento de futuras doenças crônicas.

A obsessão de querer atingir uma alimentação saudável baseada em grandes restrições alimentares pode levar ao distúrbio da ortorexia nervosa, que ocorre quando a pessoa se torna obcecada por uma alimentação saudável, cometendo diversos excessos em prol de um suposto benefício para si. 

Se você quer uma vida mais saudável e vê na alimentação uma maneira para alcançar estes objetivos, a nutrição funcional pode ser um caminho a trilhar. Sempre recomendo que se procure a orientação profissional de um nutricionista, mas no entanto, o que uma alimentação funcional valoriza são alimentos não processados, naturais e diversos, como fontes de fibras, minerais essenciais e proteínas, o que por via de regra é benéfico a todos. Fugir do fast food, dos industrializados e dos processados pode ajudar na saúde geral de todos os indivíduos.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário