Curta e Siga


Castanha de Caju: quais os benefícios à saúde?





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Castanha de Caju: quais os benefícios à saúde? .


Cuidar da alimentação e manter uma rotina saudável já não é mais um bicho de sete cabeças. Hoje existem diferentes formas de preservar o bem-estar comendo o que se gosta, com várias opções e funcionalidades. Além de ser deliciosa, uma das queridinhas do momento para uma boa nutrição é a Castanha de Caju, que ganha cada vez mais admiradores por seus benefícios para a saúde. 


Da família de frutas oleaginosas, a castanha tem como parentes as Nozes, Amêndoas, Macadâmias, Avelãs e, por fim, as Castanhas do Pará. Entre suas características principais, ela contém zinco — um mineral importante para a prevenção de anemias e diabetes tipo 2 — em sua composição. Manganês, potássio, ferro, selênio, cobre e magnésio são outros minerais importantes no fruto. 

Aliada ao exercício físico

A poderosa Castanha de Caju pode estimular o desempenho na hora de praticar atividades físicas. Por isso, seu consumo é recomendado antes e depois de se exercitar, já que não engorda e ainda influencia de forma positiva no pós-treino. 


Poder antioxidante

Em sua fórmula natural, a castanha tem ação antioxidante. Isso permite que ela seja uma agente para combater moléculas tóxicas para o corpo. Conhecida como radicais livres, essas moléculas podem prejudicar células estáveis do nosso organismo. O poder antioxidante também é importante para a pele, prevenindo rugas e flacidez no rosto. 

Rica em vitaminas

Além de ter um importante domínio de minerais, que são excelentes para prevenção de doenças, a Castanha de Caju também possui uma grande gama de vitaminas em sua composição. Entre elas, a piridoxina (vitamina B6) — especial para problemas crônicos que causam a diminuição de vitaminas no organismo —  e tiamina (vitamina B1), que preserva a saúde do fígado, melhora o aspecto do cabelo e da pele e é uma ótima aliada para a visão. 

Quais são os tipos de Castanha de Caju? 

A Castanha de Caju pode ser encontrada de diversas formas e sabores, doces e salgados. Hoje, essa oleaginosa pode ser substituída pelo doce, por exemplo, com a castanha de caju caramelizada com gergelim ou na versão caramelizada com leite. Confira algumas variações: 


  • W1: é o tipo mais popular entre as castanhas. Sem manchas e com baixa proporção de quebra. Pode ser consumida de 3 a 4 vezes por dia; 

  • W4: é uma versão tão popular quando a W1, mas possui um custo menor que as outras, apesar de contar com os mesmos benefícios. Também pode ser consumida de 3 a 4 vezes por dia; 

  • W1 Crua: é ideal para acompanhar receitas como arroz ou frango, por exemplo. As calorias da Castanha de Caju crua são de, em média, 500kcal para 100 gramas. 


Já não restam mais dúvidas dos benefícios do fruto para a saúde. Com o auxílio das frutas oleaginosas, fica muito mais fácil e gostoso investir em uma alimentação saudável. Depois de entender mais sobre os poderes do fruto, se consulte com um nutricionista e não perca tempo para garantir e contar com os benefícios da Castanha de Caju!  


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário