Curta e Siga


Cuidados nutricionais no envelhecimento





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Cuidados nutricionais no envelhecimento.

O avanço da idade requer atenção especial para fatores que promovem a manutenção da saúde e da vitalidade. Dentre os cuidados necessários, destacam-se aqueles relacionados com a boa nutrição.

Dr. Júlio Sérgio Marchini*, professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, explica que o processo de envelhecimento afeta todas as células do organismo, podendo exercer efeito negativo sobre o consumo de alimentos e colocar os indivíduos em situação de risco nutricional. "Podemos considerar que as células relacionadas com digestão, absorção e assimilação dos componentes "sofrem" com o envelhecimento. Portanto, a eficácia de aproveitamento dos nutrientes, provenientes dos diferentes alimentos consumidos, torna-se diminuída."

Estudos demonstram que a desnutrição decorrente da baixa ingestão de proteínas e energia é comum nessa fase da vida e é apontada como uma das razões que levam os indivíduos na terceira idade a adquirirem redução de massa muscular e força. De acordo com Marchini, a ingestão adequada de proteínas e energia é essencial para a manutenção das condições vitais, assim como, de cálcio e vitamina D, nutrientes associados à eficácia do metabolismo ósseo.

 

"As principais conseqüências da má nutrição do idoso incluem desde osteoporose e sarcopenia (perda de massa muscular), até a incapacidade de praticar exercícios físicos e realizar funções simples como abotoar uma camisa".

 

Visando orientar a população para a prevenção de carências nutricionais, o Ministério da Saúde elaborou o guia "Dez Passos para uma Alimentação Saudável para Pessoas Idosas". Dentre as recomendações, estão incluídas:

- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições!

- Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

- Consuma diariamente, pelo menos, três porções de legumes e verduras.

- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

- Consuma diariamente três porções de leite e derivados.

Quando necessário, a utilização de suplemento nutricional pode auxiliar o indivíduo a atingir a ingestão recomendada de energia e nutrientes, e, consequentemente, manter o bom estado nutricional, sem que a alimentação regular seja prejudicada.

Havendo dúvida sobre seus hábitos alimentares, converse sempre com um médico ou nutricionista.



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Para finalizar, temos a indicação de um ebook direcionado para professores de Educaçao Física sobre Nutrição. Conheça o Saúde no Prato: guia para profissionais de Educação Física. Saiba mais aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário