Curta e Siga


Cuidados nutricionais no envelhecimento





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Cuidados nutricionais no envelhecimento.

O avanço da idade requer atenção especial para fatores que promovem a manutenção da saúde e da vitalidade. Dentre os cuidados necessários, destacam-se aqueles relacionados com a boa nutrição.

Dr. Júlio Sérgio Marchini*, professor da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto, explica que o processo de envelhecimento afeta todas as células do organismo, podendo exercer efeito negativo sobre o consumo de alimentos e colocar os indivíduos em situação de risco nutricional. "Podemos considerar que as células relacionadas com digestão, absorção e assimilação dos componentes "sofrem" com o envelhecimento. Portanto, a eficácia de aproveitamento dos nutrientes, provenientes dos diferentes alimentos consumidos, torna-se diminuída."

Estudos demonstram que a desnutrição decorrente da baixa ingestão de proteínas e energia é comum nessa fase da vida e é apontada como uma das razões que levam os indivíduos na terceira idade a adquirirem redução de massa muscular e força. De acordo com Marchini, a ingestão adequada de proteínas e energia é essencial para a manutenção das condições vitais, assim como, de cálcio e vitamina D, nutrientes associados à eficácia do metabolismo ósseo.

 

"As principais conseqüências da má nutrição do idoso incluem desde osteoporose e sarcopenia (perda de massa muscular), até a incapacidade de praticar exercícios físicos e realizar funções simples como abotoar uma camisa".

 

Visando orientar a população para a prevenção de carências nutricionais, o Ministério da Saúde elaborou o guia "Dez Passos para uma Alimentação Saudável para Pessoas Idosas". Dentre as recomendações, estão incluídas:

- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições!

- Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

- Consuma diariamente, pelo menos, três porções de legumes e verduras.

- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

- Consuma diariamente três porções de leite e derivados.

Quando necessário, a utilização de suplemento nutricional pode auxiliar o indivíduo a atingir a ingestão recomendada de energia e nutrientes, e, consequentemente, manter o bom estado nutricional, sem que a alimentação regular seja prejudicada.

Havendo dúvida sobre seus hábitos alimentares, converse sempre com um médico ou nutricionista.



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário