17 de abril de 2013

Alimentação amiga do corredor





Todos sabem que a base para a rotina, tanto para o corredor, como para qualquer esportista está em sua alimentação. Porém, qual devemos optar para que a nutrição seja rica? Pensando nisto, separamos alguns alimentos que podem ser bons para a saúde e para acelerar a performance do corredor, baseado no livro “A dieta do Corredor”, de Suzana Bonumá.

Aveia

Alimento de grande valor energético e com diversos nutrientes em sua composição, a aveia é essencial para manter a produção energia durante os seus treinos. “Você pode utilizar aveia de várias formas: no mingau, na vitamina, na sopa, em pães, bolos e tortas, como acompanhamento de frutas. O ideal é consumir entre 2 e 5 colheres ao dia para obter seus benefícios”, afirma Suzana Bonumá.

Brócolis

Sendo uma das verduras com maior quantidade de nutrientes, o brócolis é uma fonte rica em vitamina C e folato. “Se você comê-lo frequentemente terá menos chances de apresentar deficiência nutricional”, indica a nutricionista. Você pode comê-lo refogado, em tortas, macarrão ou até mesmo no arroz.


Cebola

Não se assuste: a cebola é uma ótima fonte de magnésio, funcionando como anti-inflamatória. Por este motivo, a cebola é aliada para os corredores após as corridas. “Se você se incomoda com o sabor intenso da cebola, basta caprichar em seu cozimento. O ideal é refogar, grelhar ou assar”, comenta Bonumá.

Iogurte

O iogurte é um grande aliado para a vida do corredor. Ele é rico em proteínas que ajudam na recuperação muscular após os treinos, e ainda mantém o bom funcionamento do intestino, contendo baixo teor de gordura. “Há muitas maneiras de consumi-lo: em sua forma natural com mel, acompanhando cereais ou frutas, como base para vitamina ou até molho para saladas”, auxilia a nutricionista.



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