Alimentação para praticantes de atividade física









Todos devem fazer exercícios físicos. A prática constante proporciona muitos benefícios à saúde, como diminuição do estresse e da ansiedade, melhora no humor, colabora na prevenção de diversas doenças como: diabetes, hipertensão, colesterol elevado, doenças cardíacas, etc...
Além disso, a prática regular de atividade física contribui para manutenção de peso e eliminação de peso, pois quando se pratica qualquer atividade, o metabolismo é acelerado, aumentando o gasto energético, queimando calorias . Além disso, a freqüência de exercícios aumenta a massa muscular, e como o músculo é um tecido metabolicamente ativo, ocorre um aumento no gasto energético.

Um fator necessário para quem pratica qualquer tipo de atividade física, seja caminhadas ou atividades de grande intensidade, é a hidratação. Quando se sente sede é porque já se está em processo de desidratação. Portanto, não se deve esperar sentir sede para ocorrer a hidratação.

A hidratação é fundamental para um bom desempenho físico, devendo ser adequada conforme o tipo e o período do exercício praticado. Procure ingerir líquido a cada 15 minutos de exercícios e após a atividade física continue a se hidratar até que se reponha todo o líquido eliminado durante a atividade.
Para as pessoas que praticam caminhada, ginástica, musculação, ou seja, práticas de exercícios leves, somente a água é o suficiente para hidratar. Já para os atletas que fazem um treinamento intenso, se recomenda além da ingestão de água, o uso de bebidas isotônicas, para que possa repor o líquido e todos os minerais perdidos durante o treino.

Muitos, ao iniciarem a prática de atividade física possuem dúvidas sobre quanto devem ingerir de carboidratos e proteínas. Às vezes exageram na quantidade destes nutrientes visando ser o melhor. Porém, os praticantes de atividade física devem ter uma alimentação balanceada, que contenha carboidratos, proteínas, lipídeos, vitaminas e sais minerais na quantidade adequada. Devem consumir diariamente cereais, leguminosas, legumes, verduras, frutas, carnes, leite e derivados.

Antes de praticar exercícios sempre opte por consumir uma hora antes, alimentos ricos em carboidratos como: macarrão integral, pão integral, bolachas, frutas, barra de cereais, etc... Assim você terá energia suficiente para realizar a atividade física.

Após a prática de exercícios, procure consumir carboidratos para repor suas energias gastas durante a realização dos exercícios e consuma também alimentos fontes de proteínas para o aumento da massa muscular.

O uso de suplementos deve ser somente sob prescrição médica ou nutricional, pois somente em casos específicos é necessária a suplementação. Muitas pessoas consomem suplementos por conta própria visando o aumento rápido de massa muscular, mas não sabem que a ingestão inadequada de alguns nutrientes, como a proteína podem sobrecarregar o rim, podendo trazer problemas renais futuros e demais problemas de saúde.

Pessoas que desejam reduzir peso precisam seguir uma alimentação equilibrada e praticar atividade física regularmente.

E para aqueles que desejam ter saúde o conselho é o mesmo: bons hábitos alimentares e atividade física. Por isso aproveite o dia do desafio e diga não ao sedentarismo!      

Por:
Roberta dos Santos Silva
Nutricionista-chefe do programa Cyber Diet, formada pela Universidade Católica de Santos CRN-3 14.113




Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Alimentação para praticantes de atividade física Alimentação para praticantes de atividade física Reviewed by Dani Souto EF on 10:57 Rating: 5

Nenhum comentário

Curta e Siga em Rede Sociais