Curta e Siga


Prática de Exercícios Físicos x Vitamina C





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Prática de Exercícios Físicos x Vitamina C.



A prática de exercícios físicos de forma exagerada provoca o o estresse oxidativo, propiciando a formação de radicais livres – espécies reativas de oxigênio, que podem causar lesões musculares e danos celulares, prejudicando o desempenho dos atletas.

Praticantes de atividades físicas precisam consumir mais calorias e demandam por maiores quantidades de proteínas, carboidratos, vitaminas e minerais. A suplementação nutricional com antioxidantes é uma alternativa viável para minimizar os efeitos nocivos dos radicais livres em atletas.

A vitamina C (ácido ascórbico) funciona como um potente antioxidante hidrosolúvel natural, capaz de reduzir em até 30% os efeitos do estresse oxidativo, podendo ser uma alternativa nutricional para otimizar o treinamento e potencializar a ação dos demais oxidantes.

Além disso, a vitamina C exerce papel importante na defesa do organismo contra infecções, é fundamental para a integridade da parede dos vasos sanguíneos e para a formação de fibras colágenas existentes praticamente em todos os tecidos do corpo humano.

A vitamina C é encontrada em alguns alimentos como: acerola, laranja, abacaxi, agrião, limão, kiwi e espinafre. Lembrando que a vitamina C é fotosenssível, ou seja, degradável quando exposta à luz, então os alimentos citados anteriormente devem ser consumidos antes que ocorra exposição prolongada.

As recomendações para o consumo de vitamina C são variáveis e devem ser ajustadas de acordo com a rotina e a intensidade dos exercícios praticados.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário