Saiba mais sobre os Nutrientes Energéticos




São denominados nutrientes energéticos essenciais carboidratos, gorduras, proteínas.

Carboidratos, gorduras e proteínas são as únicas fontes de energia alimentar; assim sendo, recebem a designação de nutrientes energéticos.

Por não possuírem carbono os minerais e a água constituem os nutrientes inorgânicos. As vitaminas desempenham papel metabólico em todas as células do organismo, com o complexo B sendo particularmente importante no metabolismo energético.


Carboidratos

Carboidratos são compostos químicos que abrangem o grupo nutricional denominado carboidratos. Açucares simples tipo glicose e frutose (monossacarídeos), açúcares duplos tipo sacarose e maltose (dissacarídeos) e açúcares complexos tipo amido e glicogênio ( polissacarídeos) estão entre os carboidratos mais importantes.

Fontes alimentares de carboidratos são o feijão seco, o pão, os bolos, os cereais, as frutas secas, o mel, as panquecas, as massa, as batatas, os espaguetes, a calda de açúcar, os vegetais (legumes) e os bolinhos.

Gorduras

Gorduras ou lipídios são encontrados no corpo principalmente como triglicerídeos, fosfolipídios e colesterol. Os triglicerídeos são armazenados nas células gordurosas existentes em todo o corpo e dentro dos músculos esqueléticos. Representam a forma de gordura utilizada como combustível alimentar na produção aeróbica de energia ATP (adenosina trifosfato).Fontes alimentares de ácidos graxos, as gorduras saturadas encontram-se habitualmente em forma sólida à temperatura ambiente. Incluem a maioria das gorduras animais como, por exemplo, as gorduras presentes nas carnes de gado, porco e carneiro. Os ovos e produtos lácteos também contêm altos níveis de gorduras saturadas. As gorduras insaturadas apresentam-se em estado líquido nas temperaturas ambientes.

São encontradas nos óleos vegetais tipo óleo de amendoim, óleo de milho, óleo de soja e óleo de algodão. Outras fontes de gordura são o toucinho, a manteiga, a margarina e os óleos para salada.

Proteínas

Proteínas desempenham uma ampla variedade de funções fisiológicas que são consideradas essenciais para a saúde e o desempenho físico. Apesar do papel da proteína no fornecimento de energia não tem sido considerado importante para a maioria das formas de atividades musculares, está se tornando cada vez mais claro que o catabolismo proteico aumenta durante a atividade de endurance (mais de 60 minutos) e pode contribuir com entre 5 e 15% das necessidades energéticas.

Fontes alimentares de proteínas, os alimentos mais ricos em aminoácidos essenciais são as proteínas animais e o leite. As proteínas vegetais contêm alguns porém não muitos dos aminoácidos essenciais. As fontes comuns de proteínas são os cereais, os queijos, os ovos, os peixes, as carnes magras, o fígado, o leite.