Problema postural depois do emagrecimento rápido

Problema postural depois do emagrecimento rápido

Quatro tendências de alimentação saudável para manter em 2020 | GZH
 
Restringir a dieta e optar por alimentos menos calóricos é uma medida tomada por muitas pessoas que desejam obter o emagrecimento em curto período. Muitas vezes o cardápio é combinado ainda com inibidores de apetite, laxantes e diuréticos para conseguir chegar ao peso pretendido. O problema é que essas atitudes podem contribuir para o conhecido efeito sanfona e comprometer a saúde da coluna.


A flacidez abdominal decorrente da perda de peso em curto prazo deixa a coluna cervical desprotegida. E, devido à falta de força dos músculos abdominais, as costas não recebem o aporte necessário para a sua sustentação, o que favorece uma modificação do centro de gravidade corporal, gerando uma sobrecarga na lombar. Isso leva a um desgaste das articulações e pode gerar artrose ou hérnia de disco.

Músculos perdem o tônus, ou seja, perdem a sua rigidez, eles se retraem e ficam menores. Outra consequência da aquisição de regimes restritivos é que eles contribuem para a perda de cálcio e porosidade do osso, deixando a coluna vertebral propícia a traumas. Por este motivo, o ideal é buscar ajuda de um especialista antes de recorrer a qualquer tipo de dieta .

Além da coluna, as articulações do corpo também padecem com a carga da força da gravidade. Sendo que as dos membros inferiores são as mais prejudicadas, entre elas, as articulações do quadril e dos joelhos.Fortalecer a musculatura da barriga e manter a região abdominal contraída durante a realização de exercícios físicos, já que essa musculatura serve para realizar alguns movimentos de tronco, segurar as vísceras abdominais e, obviamente, para estabilizar a coluna enquanto a pelve e os membros se movem.

Confira outras medidas preventivas:

- Ao amarrar os sapatos, sente-se e cruze as pernas.
- Ao transportar objetos muito pesados evite flexionar a coluna. O indicado é dobrar os joelhos e usar a força das pernas para empurrar ou levantar o artefato.
- No trabalho, mantenha uma boa postura ao sentar. Para isso, utilize cadeiras com encosto e coloque os pés apoiados em um suporte para pés, que ajuda a evitar sobrecarga na coluna.
- Tenha uma alimentação balanceada e evite o sobrepeso.
- Realize atividades físicas, pois elas ajudam a fortalecer a região lombar.
 
Publicado em 01/11/17 e revisado em 28/10/20

Entenda os benefícios de comer alimentos frescos

Entenda os benefícios de comer alimentos frescos

Especialista explica como cuidar da alimentação durante o Carnaval

Bons hábitos alimentares e uma boa abordagem para o alimento que você escolher para comer pode determinar sua saúde em geral. Com a disponibilidade generalizada de alimentos processados hoje, embora haja algum valor nutricional nestes tipos de alimentos, de nenhuma maneira mede-se com os benefícios de saúde de comer alimentos frescos.

O que nós incluímos em nossa dieta doa a eficácia do nosso organismo a funcionar no seu melhor. Quase como um carro, o corpo humano não pode fazer bem o seu trabalho sem o combustível correto. Alimentos frescos é a melhor escolha, pois proporciona as vitaminas e minerais do organismo necessita a partir da fonte natural.
Fazendo esforço concertado aa entender a importância da ingestão alimentar e do funcionamento do corpo humano, maus hábitos alimentares podem consumir nosso estilo de vida, sem o pensamento para a saúde amanhãs.

Os benefícios de comer alimentos frescos é visto simplesmente, dando-lhes uma tentativa e, seguindo um estilo de vida saudável na dieta que inclui novas fontes de frutas e vegetais, carnes, peixes e grãos na dieta.

Você não só vai sentir a diferença, mas o seu corpo vai te recompensar por manter o seu sistema imunológico forte para combater a doença.

Alimentos frescos contém altas doses de vitaminas de acordo com o quão fresco o produto é, no momento da recepção e do mercado quanto tempo antes que não só recebe para o mercado local, mas em sua casa para comer.

Fresco é melhor sempre, e quando for comprar seu frutas, legumes, carne firme e folhas nítidas em seus vegetais e frutas é o melhor guia para o quanto o valor nutricional que contém, e é o melhor guia para a qualidade de seu produto.

Carnes e aves de capoeira devem cheiro doce, olhar brilhante, carnudo, tem boa textura, mas também têm a consistência de cor. Peixes, em especial, é muito importante em uma dieta, e quando for comprar peixe fresco você deve verificar os olhos têm uma visão clara, isso determina o frescor. Todos frutos do mar é o mais frequentemente mais frescos quando se tem um cheiro bom ou, claro, quando você pegá-lo fresco mesmo.

A compra de um mercado respeitável permite verificar isso. Às vezes até mesmo alimentos frescos que é embalado pode ser de alguma forma mimada e você não vê isso.

Dietas ricas em amido e com alimentos açucarados não só contribuem para o ganho de peso, mas pode levar a deficiências, que por sua vez podem causar problemas de saúde ou até mesmo contribuir para uma vida útil mais curta. Por isso a escolha de alimentos frescos é particularmente benéfico para sua saúde, comer doce não é apenas saudável, mas também bastante rentável

Quando você considerar quantas vezes você pode precisar de visitar um médico, ou apenas se partem com gripe ou resfriado, comer alimentos frescos podem alimentar o seu corpo bem e construir seu sistema imunológico prevenção da doença. Isso não quer dizer que as frutas e legumes congelados disponíveis em seus supermercados de hoje não são tão saudáveis.

Os comerciantes de snap produtos frescos congelá-lo após a colheita e ainda contém os
muito necessárias vitaminas e minerais que todos nós precisamos para uma dieta saudável.

A única forma de você conseguir uma maior ingestão de nutrientes dos alimentos frescos seria para buscá-lo a partir de nosso próprio jardim e servi-lo, não muito tempo após a colheita. Se você assistir a qualquer todos os programas de culinária de Jamie Oliver, você veria que ele favorece com os mais frescos produtos que podem colocar em suas mãos. Não só como ele iria dizer-lhe como um cozinheiro mestre, mas para o sabor de fresco, eo valor nutricional.

Saboreando uma peça recém-colhidos de fruta ou de qualquer vegetal é incrivelmente delicioso e radiante com a nutrição, o sabor é inconfundível.

Comer doce é o início e ganhar algum conhecimento sobre o conteúdo nutricional do que comemos pode ser um método muito informativo de tratar o seu corpo e sua mente para um estilo de vida bom e, portanto, comer fresco é a opção mais benéfica.

Publicado em 26/04/16 e revisado em 21/10/20

Nutrição Esportiva Vegana


O veganismo é uma forma especial da dieta vegetariana. Quem é vegano não se alimenta de absolutamente nada que seja de origem animal, excluindo da dieta qualquer tipo de carne, peixe, ovo, laticínio ou mel.

Os benefícios da substituição da proteína animal pela vegetal podem ser diversos e aplicada à qualquer público. As proteínas de origem animal podem ser substituídas, principalmente por quem investe na nutrição esportiva, para assegurar a recuperação e desenvolvimento dos muscular.

As proteínas vegetarianas devem ser combinadas entre si para se tornarem adequadas em termos de oferta de nutrientes como a proteína animal, e as porções devem ser apropriadas a cada indivíduo e suas reais necessidades.

A alta densidade de nutrientes é extremamente benéfica para todo tipo de atleta, pois quem pratica atividades físicas precisa de mais vitaminas e minerais, principalmente durante treinos intensos. A abundância de antioxidantes previne contra o estresse oxidativo e protege o sistema imunológico. A dieta vegana também é rica em carboidratos. Este macronutriente é a fonte mais importante de energia, especialmente durante os treinos.

Para a dieta vegetariana, a recomendação de proteínas é igual e as principais fontes proteicas são feijões, grão de bico, lentilha, cogumelos e castanhas. Deve-se atentar para a substituição de fontes proteicas, mas é necessário analisar minuciosamente todo o cardápio, pois os demais nutrientes não podem ser esquecidos, visto que também são fundamentais para garantir a energia necessária aos treinos e a reconstrução muscular.

Combine a proteína vegetal com alimentos ricos em gorduras boas (ômega 3), vitaminas C, D, B e minerais, tais como Cálcio, Ferro, Zinco, e outros.

A nutrição vegetariana pode ser bem vantajosa para os indivíduos, além de lutar por uma causa nobre. Contudo, não só para os atletas, como também para todo mundo que quiser adotar este estilo de vida, é essencial um acompanhamento profissional para que a transição entre a dieta onívara para a vegetariana/vegana não cause deficiências ou perda de rendimento físico.