Curta e Siga


Como manter uma alimentação saudável no inverno





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Como manter uma alimentação saudável no inverno.



Todos nós sentimos mais fome nos dias frios. É que, com a chegada das temperaturas mais baixas, nesta época do ano, o nosso corpo sente a necessidade de proteção e aconchego. Usamos roupas mais quentes e cobertores. Com a alimentação não é diferente. Separamos algumas dicas para você manter a sua saúde e alimentação em dia e aproveitar o inverno sem abusos. Confira!
Alimentação
No frio, queremos comidas mais quentes e cremosas – elas mexem com os nossos paladares só de pensar. Temos a sensação do aumento de fome e também ficamos imaginando delícias como um brigadeiro de panela naquelas noites frias e chuvosas. Isso acontece porque o nosso organismo precisa de mais energia para manter a temperatura corporal. Então, a orientação para esses momentos de gula é procurar comer mais vezes durante o dia, evitando o consumo de alimentos mais gordurosos à noite.
Carnes, risotos, sopas e queijos são bem-vindos! Mas uma ótima ideia é incluir no cardápio temperos termogênicos, que aquecem o corpo e aumentam o gasto calórico. São eles: pimenta vermelha, gengibre, canela, cebola e páprica picante

Alimentação (Foto: Divulgação)
Alimentação (Foto: Divulgação)
Hidratação
No inverno, também não sentimos tanta sede, mas o consumo diário de água deve ser mantido. Afinal, a água desempenha um papel fundamental para o organismo. Ela garante o bom funcionamento dos rins, permitindo a regulação da temperatura corporal e hidratando as células e a pele. De acordo com especialistas, para determinar a quantidade ideal é necessário avaliar a composição do corpo, o peso, a altura, o tipo de atividades desenvolvidas e a idade.
Uma boa dica é tomar água, sucos naturais ou chás ao longo de todo o dia. As águas saborizadas com rodelas de limão ou laranja dão um toque charmoso à bebida. Para isso, basta colocar os pedaços de uma das frutas na jarra com água duas horas antes do consumo. Alguns alimentos também contribuem com doses consideráveis de líquidos. Especialmente os legumes. Aposte ainda em sopas e caldos quentes.
As frutas também são grandes aliadas da saúde e bem-estar do organismo, em qualquer estação do ano. No inverno, elas podem, inclusive, ajudar a manter a alimentação balanceada. Dê preferência a frutas frescas e próprias da estação, como abacate, banana, caqui, carambola, figo, goiaba e tangerina. Opção é o que não falta!
(Foto: Divulgação)
 
Atividade Física
No inverno, por mais que a vontade seja de ficar embaixo das cobertas, não deixe a atividade física de lado. Manter o movimento faz bem para o corpo e a mente em qualquer estação. Escolha os momentos mais quentes do dia para praticar atividades ao ar livre ou opte por exercícios que podem ser feitos em ambiente fechado, como a corrida na esteira, aulas de dança, artes marciais, entre outras.
Não deixe o acompanhamento médico de lado só porque a temperatura está mais baixa. Se você está sedentário, é muito importante visitar o médico cardiologista antes de iniciar a prática de atividades físicas e não esqueça de seguir as recomendações de um professor de educação física.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário