30 de dezembro de 2017

20:12

O que comer antes e depois da atividade física?

O que comer antes e depois da atividade física?

Essa é uma dúvida bastante recorrente quando um indivíduo começa a frequentar uma academia. O que comer antes e depois do treino?

O objetivo de uma refeição antes do exercício é fazer com que o praticante de atividade física não se sinta fraco e tenha energia durante a atividade. O equilíbrio é o segredo, o indicado é nem o jejum, nem o estômago cheio. Nesses dois casos, pode ocorrer a diminuição do desempenho e problemas como indigestão.

O consumo de carboidratos em quantidades suficientes antes do exercício confere energia para a atividade, sem pesar no estômago.

A ingestão de frutas como laranja, banana, maçã e pera antes do exercício é indicada. Outra questão frequente é sobre o intervalo entre a refeição e o exercício. Esse tempo precisa ser suficiente para o alimento ser digerido e absorvido, evitando o desconforto gástrico e garantindo energia para os músculos. Uma alimentação fracionada e com horários adaptados à atividade física é importante para não faltar energia na hora do treino.

A ingestão proteica deve acontecer preferencialmente após o exercício, associado a uma fonte de carboidrato. Isso para garantir a regeneração e recuperação muscular. O consumo de alimentos proteicos, como ovo, carnes, leite e derivados são indicados após o treino. A suplementação de proteínas pode ser indicada em alguns casos quando a ingestão a partir de alimentos não estiver adequada. Sempre com orientação de um profissional, ressalta a nutricionista.

Algumas pessoas têm o hábito de ficar sem se alimentar após a sessão de exercícios, acreditando que essa é a melhor forma para atingir o emagrecimento. Porém, a refeição pós-treino é uma das mais importantes do dia. É ela que auxiliará diretamente na recuperação rápida e eficiente, ajudando a atingir os objetivos da atividade física. Uma ingestão de carboidratos e proteínas após o exercício como pão integral com atum, carne magra com batatas ou mesmo macarrão integral, peito de frango com arroz e legumes. É importante a ingestão de água a qualquer momento do dia, antes, durante e depois dos exercícios. É importante também se hidratar para o corpo manter a temperatura equilibrada.

12 de dezembro de 2017

01:18

Termogênicos: suplementos que te ajudarão a ficar em forma.

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Com a chegada do verão aumenta a busca por um corpo mais magro e saudável, as academias voltam a ficar cheias e muitas pessoas recorrem aos suplementos como auxiliares para atingir os objetivos.

No caso da perda de peso os suplementos termogênicos podem auxiliar nos resultados quando associados a uma alimentação balanceada e ao treino frequente e orientado.

Os termogênicos são suplementos alimentares que aumentam a taxa metabólica basal, fazendo com que o corpo gaste mais energia mesmo que para realizar funções básicas como batimento cardíaco e contração muscular, e é esse aumento no gasto calórico que ajuda no processo de emagrecimento.

Normalmente em sua composição temos guaraná, chá verde e laranja amarga que são ingredientes de ação termogênica.

O guaraná e o chá verde são fontes de cafeína, um alcaloide, que funciona como estimulante do sistema nervoso central. Seu uso antes do treino aumenta a disposição e diminui a fadiga o que favorece a pratica de atividade por mais tempo e com melhor desempenho. Estudos também mostram que a cafeína melhora a mobilização e uso da gordura nos adipócitos.

A laranja amarga (citrus aurantium), que tem sido usado há muito tempo pela medicina tradicional chinesa como inibidor de apetite e emagrecedor, é rica em sinefrina um potente estimulante do sistema nervoso central

À sinefrina é atribuído o papel de estimulação da lipólise, que é a degradação das gorduras e para a geração de energia, daí seu papel como coadjuvante no emagrecimento.

Além dos suplementos alimentos como a pimenta, o gengibre e a canela também podem ser incluídos no cardápio de quem busca a perda de peso.

Fonte: Flavia Morais – nutricionista Mundo Verde franquia

Publicado em 10/01/13 e revisado em 12/12/17

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