Atuação do Nutricionista Esportivo









O nutricionista é o profissional que se dedica à promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. Entre as principais atividades do profissional formado em Nutrição, podemos destacar:

Mas não é sempre que os cursos de nutrição se aprofundam na parte especifica da nutrição esportiva, por isso, obviamente, esse tipo de atuação é feita por profissionais especializados, assim como os nutricionistas clínicos, pediátricos, e tantos outros.

O papel do nutricionista em atendimento clínico é melhorar a qualidade da alimentação e adequar a alimentação para a manutenção ou melhora do estado nutricional (peso, percentual de gordura, carência ou excesso de vitaminas e minerais, etc.), além de orientar quando houver alguma doença crônica (por exemplo a diabetes).

Para o nutricionista esportivo, além destes pontos importantes, ele deve garantir melhora no desempenho no esporte ou atividades físicas praticadas e da capacidade de recuperação após os treinos.

O nutricionista esportivo possui no seu currículo acadêmico conhecimento que garante bons resultados e segurança no uso de suplementação.

Este é o profissional qualificado que pode definir estratégias nutricionais para cada tipo de esporte, de objetivos, de restrições, preferências de cada indivíduo. Além de avaliar a evolução de todos estes fatores, verifica a necessidade de manutenção, troca ou exclusão dos suplementos ou alterações na alimentação.

O drive virtual de Nutrição traz conteúdo para nutricionistas em áreas que ele pode atuar, dentre elas a Esportiva. Clique aqui e conheça!

Constantemente o objetivo principal que as pessoas procuram o nutricionista é a perda de peso e de gordura corporal. Procuram, dessa forma, uma maior satisfação estética pessoal ou uma melhor performance, que é o caso, por exemplo, dos corredores que desejam estar mais leves. Outro objetivo é a busca por uma maior energia para os treinos, evitando a fadiga e o abandono dos treinos/provas de competição.

Os melhores resultados são possíveis principalmente para aqueles que praticam exercícios físicos aliados a uma boa alimentação. O paciente deve seguir fielmente seu planejamento alimentar e se dedicar a uma rotina de exercícios, assim não há segredo e os resultados irão surgir.

Para o profissional que lida/vai lidar com Nutrição Esportiva, uma boa forma de atualização é o Cd de Nutrição Esportiva. Através dele, há conteúdo com artigos e matérias sobre esse assunto.

Receitas Para Emagrecimento e Definição Muscular
Receitas Para Aumentar a Massa Muscular
Conheça o curso Ciência na Prática - Módulo 2 - EMAGRECIMENTO





Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Atuação do Nutricionista Esportivo Atuação do Nutricionista Esportivo Reviewed by Dani Souto EF on 09:40 Rating: 5

Nenhum comentário

Curta e Siga em Rede Sociais