Saiba quais benefícios os alimentos prometem pela cor








Todo início de ano, fazemos listas de promessas. As dietas estão em muitas delas e quase sempre acabam esquecidas ao longo dos meses. Que tal trocar a dieta mirabolante por uma alimentação cheia de cores? Quanto mais colorida for o cardápio, melhor, pois cada pigmento indica a presença de um tipo de nutriente. 


http://blog.labfa.com.br/wp-content/uploads/2013/11/Blog_Verde.png


VERDE
Couve, espinafre, alface, chicória, rúcula e agrião

Os alimentos de cor verde contribuem para o sistema de purificação do organismo. Eles têm componentes que ativam enzimas hepáticas, o que promove a transformação de compostos tóxicos lipídicos em outros, mais simples de serem eliminados pelo organismo. Daí vem o grande apelo do suco verde detox. Essa função já existe no organismo e apenas é otimizada pelos alimentos verdes.

A cor também está associada a fontes de cálcio, zinco e magnésio. Os minerais são os responsáveis pelo mecanismo de manutenção da integridade óssea. Tais alimentos costumam ser ricos em vitamina K, responsável pelo processo de coagulação do sangue. O magnésio, vale ressaltar, combate a hipertensão arterial.

http://www.anutricionista.com/wp-content/uploads/2011/07/frutas-vermelhas1.jpg


VERMELHO
Morango, melancia, tomate, framboesa e pimentão-vermelho

São ricos em licopeno. Alguns estudos demonstram que o consumo rotineiro desse pigmento diminui processos inflamatórios na próstata. É importante deixar claro que não é remédio ou que impede que a pessoa tenha câncer, até porque a doença pode ser causada por vários fatores. Mas são alimentos que melhoram a saúde geral da próstata.

Os alimentos avermelhados são ricos em antioxidantes, ou seja, eles inibem a oxidação das células saudáveis do organismo, protegendo-as de doenças.

http://www.vidadequalidade.org/wp-content/uploads/2013/11/alimentos-amarelos.jpg


AMARELO/LARANJA
Abóbora, manga, cenoura, pequi e gema de ovo

São ricos em luteína e zeaxantina, dois componentes que diminuem o envelhecimento precoce da mácula densa, a pele presente no sistema visual, próxima ao nervo óptico. Ou seja, auxiliam na saúde do globo ocular. A mácula densa envelhece rapidamente e, com o passar dos anos, as pessoas ficam com dificuldades na visão. O consumo de alimentos amarelos ao longo da vida retarda esse envelhecimento e melhora a capacidade visual.

Além disso, há o betacaroteno. Trata-se de um pigmento antioxidante presente na vitamina A. Abundante em alimentos amarelo-alaranjados, auxilia na regeneração das células epiteliais.

 http://www.permitaseviver.com.br/wp-content/uploads/2015/01/Roxo.jpg


ROXO
Açaí, mirtilo, beterraba e uva

O pigmento roxo é rico em antocianina. Essa substância controla a resposta inflamatória nos vasos sanguíneos, reduzindo a possibilidade de obstrução parcial ou entupimento. Excelente, portanto, para a saúde cardiovascular. Existem estudos que relacionam as antocianinas ao controle de colesterol. Elas atuariam no intestino, inibindo o momento em que o colesterol se emulsifica — estado em que é absorvido pelo organismo.



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Saiba quais benefícios os alimentos prometem pela cor Saiba quais benefícios os alimentos prometem pela cor Reviewed by Dani Souto EF on 12:52 Rating: 5

Nenhum comentário

Curta e Siga em Rede Sociais