3 de novembro de 2015

A dieta Dash e a redução da pressão




http://ilovesaude.com/wp-content/uploads/2015/06/dieta-dash-01.jpg

Que o sal em excesso faz mal à saúde todo mundo está cansado de saber. Mas que tal, ao invés de uma dieta radical, você substituir alguns alimentos? No Brasil, a maior quantidade de sódio ainda provém do sal adicionado à mesa. A opção é por alimentos mais naturais, menos industrializados e com pouco sal.

É importante focar sempre na quantidade de sódio presente em cada alimento. Para isso, consulte sempre o rótulo. O sal tem 40% de sódio, que é um mineral. Ele está presente também nos alimentos industrializados. Tem sódio até em produtos doces, como os sucos e iogurtes.

A recomendação é de cinco gramas de sal por dia (1 colher de chá), ou dois gramas de sódio. Não é fácil cumprir. O consumo do brasileiro está acima de dez gramas por dia.

A quantidade de sódio tem que estar na tabela nutricional dos alimentos, que deve indicar a porção de referência, como três colheres de sopa, uma fatia ou um copo; a quantidade de sódio na porção; e quanto essa quantidade representa na alimentação de um adulto durante o dia todo. Se eu pego um produto e ele me dá 40%, 50% desse valor diário, é uma quantidade muito grande.

Comer menos sódio reduz a pressão arterial. Além disso, outras atitudes também ajudam como o controle do peso, a moderação no consumo de álcool, atividade física e a alimentação saudável. Uma dieta conhecida como 'Dash' ajuda a reduzir a pressão.

A  aposta nos alimentos naturais que são ricos em potássio, cálcio, magnésio e fibras e reduz os alimentos naturais, preparados em casa ou industrializados, ricos em gorduras saturadas e totais e em açúcar.

No Brasil, o consumo de cálcio, magnésio e fibras está abaixo do recomendado. Entretanto, o cálcio e o potássio protegem o coração. Frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais e leite são as principais fontes de potássio.

Já o cálcio está presente nos leites e derivados, principalmente. Frutas, verduras, legumes, leguminosas, cereais integrais e frutas oleaginosas são fontes de magnésio.



Comente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *