14 de setembro de 2015

O carboidrato após os exercícios




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O carboidrato é o principal nutriente associado à performance no exercício físico. Ele é o mais importante combustível energético para a realização de um treino e essencial para a recuperação dos estoques de energia após a atividade muscular. Sem os carboidratos, a contração muscular pode render menos e a fadiga se instalar mais cedo.

Sabem que o carboidrato, em forma de glicogênio, é responsável por fornecer energia ao músculo. Durante o exercício físico, principalmente os aeróbicos, como a corrida, os estoques dessa substância praticamente se esgotam e precisam ser repostos. Para que isso aconteça, o ideal é consumir alguma fonte de energia rápida, como um suco de fruta, até 30 minutos depois do treino. Durante esse tempo, as células dos músculos têm maior permeabilidade e conseguem captar glicose de forma mais veloz.

Depois do exercício, os músculos trabalhados precisarão repor a energia gasta e o corpo estará ávido para restaurar o estoque que se esgotou. Logo após a prática esportiva, experimente consumir carboidratos de alto índice glicêmico como, por exemplo, sucos, geleia, uva passa, batata inglesa ou mesmo bebidas isotônicas e frutas.

Após cerca de duas horas,  o consumo de uma refeição completa com proteínas como carnes ou ovos juntamente com carboidratos de índice glicêmico misto como arroz, grãos, massas, batatas, pães, cereais, frutas. O motivo é nobre: ajuda na recuperação muscular, reparação e adaptação dos tecidos.

Uma vez que a restauração completa das reservas de carboidratos nos músculos e no fígado requer 24 horas, você pode continuar a consumir esse nutriente de forma fracionada ao longo do dia. Mas tenha em mente que o mais importante para a reposição final é que os carboidratos comecem a ser consumidos logo na primeira hora após o exercício.

 Vale lembrar que m exercícios físicos praticados em intensidades de leve a moderada, a necessidade de consumo de carboidratos é facilmente coberta pela alimentação.




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