10 de junho de 2015

Açaí na dieta de quem pratica atividade física




http://www.naturalbrasil.com.br/wp-content/uploads/2014/09/o-a%C3%A7ai-auxilia-os-atletas-na-recupera%C3%A7ao-apos-atividades-fisica-Natural-Brasil-620x300.jpg

O Açaí na tigela é uma tradição que começou na praia, foi para as academias e para as ruas. Começou com esportistas e acabou sendo consumida por pessoas preocupadas com a saúde, que procuram alimentação natural, saudável e energética.

O açaí só tem benefícios, então pode ser usado diariamente na dieta de indivíduos que treinam sempre. O ideal para consumo é de 100-300g por dia dependendo do peso e necessidades energéticas da pessoa. Ele pode ser acompanhado também de cereais integrais, banana, morangos, mel, manteiga de amendoim, whey protein, passas, oleaginosas, farinha de linhaça, amaranto, etc. Evite coberturas gordurosas e cheias de açúcar como chocolate, leite condensado, chantilly, creme de leite, entre outros.

O açaí é um dos alimentos mais ricos em ferro, que é entretanto pouco absorvido pelo organismo por causa de sua insolubilidade. Contém elevada quantidade de vitamina E, sendo portanto um antioxidante natural, assim, tira de cena boa parte dos temidos radicais livres.

Rica, também, em vitaminas B1 e B2 e C, protege os olhos e estimula memória.

Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal.

Tem um teor considerável de proteínas.

Os teores de potássio e cálcio são elevados, o que faz do açaí um alimento bastante completo.

Contém ainda vitamina B1 e elevado teor de pigmentos antocianinas (Cor roxa violeta) que são também antioxidantes, favorecendo a melhor circulação do sangue.

O açaí também contribui para o aumento da saciedade, fazendo com que o indivíduo não tenha excesso de fome durante e após os treinos e também melhora a circulação sanguínea, devido às propriedades vasodilatadoras. O alto conteúdo de ferro da fruta também ajuda na prevenção e tratamento de anemias, principalmente em mulheres atletas. E mais: dietas com quantidades adequadas de ferro  aumentam a produção e utilização de oxigênio pelo corpo, fazendo com que o indivíduo consiga treinar mais intensamente e queimar mais gorduras durante o treino e em repouso.

Tomar açaí antes de malhar, por exemplo, significa dar ao organismo dois trabalhos: gastar energia com o exercício e com a digestão. Trata-se de um bom repositor de perdas energéticas. O que quer dizer que é melhor quando consumido após competições. Dependendo do tipo de esporte que se praticar, no entanto, é preciso cautela.

Lembrete: Se você está batalhando para perder peso, esqueça a combinação do açaí com banana e a granola. Faça um suco ou consuma a polpa com morango.




Comente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *