6 de abril de 2015

A especificidade na alimentação dos praticantes de atividade física




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A alimentação para atletas iniciante e avançado (que já faz a atividade há mais tempo) deve ser diferente.

A idéia para manter o corpo hidratado e alimentado para garantir um ótimo desempenho na prática das atividades.

Há quantidades recomendadas de proteínas, carboidratos, eletrólitos, aminoácidos, etc, que foram encontrados para ser mais vantajosa durante o exercício. Com base em resultados de pesquisas, nutricionistas esportivos estão continuamente revisando as percentagens destes nutrientes que promovem o "ótimo" desempenho esportivo.
No entanto, considerando a maioria de nós só quero chegar lá e andar de skate, não vamos mergulhar em percentagens ou específicos de nutrição neste momento, mas reconhecem a importância de fazer em ir escolhas alimentares saudáveis. Mantê-lo simples muitas vezes pode ser o melhor motivador.


A alimentação é diferenciada de acordo com a performance e as necessidades. Com a prática e o aumento do tempo ou da intensidade da atividade, podem ser necessários alguns complementos ou suplementos.

Quando o atleta aumentar a carga de treinamento, deve se alimentar de outra forma. Dependendo da intensidade e do tempo, tem que utilizar suplementos. Os nadadores podem deixar na borda da piscina a solução de maltodextrina para repor a glicose. Os ciclistas também devem tomar maltodextrina e água. Após os treinos, até umas duas horas, Whey protein (com carboidrato) para acelerar a recuperação muscular e diminuir índice de lesões.

Procurar orientação para o planejamento alimentar quando se inicia a prática esportiva é de suma importância. O programa deve ser individual, respeitando os limites e, assim, evitando hipoglicemia ou uso de suplementos sem indicação


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