Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre A especificidade na alimentação dos praticantes de atividade física.
A alimentação para atletas iniciante e avançado (que já faz a atividade há mais tempo) deve ser diferente.
A idéia para manter o corpo hidratado e alimentado para garantir um ótimo desempenho na prática das atividades.
Há quantidades recomendadas de proteínas, carboidratos, eletrólitos, aminoácidos, etc, que foram encontrados para ser mais vantajosa durante o exercício. Com base em resultados de pesquisas, nutricionistas esportivos estão continuamente revisando as percentagens destes nutrientes que promovem o "ótimo" desempenho esportivo.
No entanto, considerando a maioria de nós só quero chegar lá e andar de skate, não vamos mergulhar em percentagens ou específicos de nutrição neste momento, mas reconhecem a importância de fazer em ir escolhas alimentares saudáveis. Mantê-lo simples muitas vezes pode ser o melhor motivador.
A alimentação é diferenciada de acordo com a performance e as necessidades. Com a prática e o aumento do tempo ou da intensidade da atividade, podem ser necessários alguns complementos ou suplementos.
Quando o atleta aumentar a carga de treinamento, deve se alimentar de outra forma. Dependendo da intensidade e do tempo, tem que utilizar suplementos. Os nadadores podem deixar na borda da piscina a solução de maltodextrina para repor a glicose. Os ciclistas também devem tomar maltodextrina e água. Após os treinos, até umas duas horas, Whey protein (com carboidrato) para acelerar a recuperação muscular e diminuir índice de lesões.
Procurar orientação para o planejamento alimentar quando se inicia a prática esportiva é de suma importância. O programa deve ser individual, respeitando os limites e, assim, evitando hipoglicemia ou uso de suplementos sem indicação
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.
Para finalizar, temos a indicação de um ebook direcionado para professores de Educaçao Física sobre Nutrição. Conheça o Saúde no Prato: guia para profissionais de Educação Física. Saiba mais aqui!
Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.
Nenhum comentário