Curta e Siga


Preparo de alimentos e cuidados para desportistas





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Preparo de alimentos e cuidados para desportistas.

Nutrição Esportiva: por que apostar nessa pós-graduação? | Blog Portal Pós

Quem é atleta ou pratica atividade física regularmente já sabe como uma boa dieta é importante para o rendimento. Mas não é só isso. Procurar alimentar-se bem traz benefícios para todas as pessoas, sejam atletas ou não. A comida certa fornece energia, aumenta a disposição, melhora o desempenho físico, a imunidade e o funcionamento do intestino, além de auxiliar na recuperação de lesões. Assim, é importante escolher direito o que vamos comer, não apenas pelo prazer ou pelo sabor, mas pensando também nos benefícios para a nossa saúde.

Tão importante quanto a seleção é o modo de preparar os alimentos. Procure evitar frituras, dar preferência a assados, cozidos ou grelhados, utilizando sempre pequenas quantidades de gordura (prefira óleo de canola no preparo). Na hora de temperar a salada, use azeite de oliva, limão e pouco sal. Legumes são saudáveis, mas não devem ser cozidos por tempo prolongado - quanto mais tempo na panela, maior a perda de nutrientes e vitaminas. Prefira cozinhar os legumes com a casca. A água do cozimento pode ser aproveitada depois para preparar o arroz.

Depois de prontos, os alimentos não devem permanecer por mais de duas horas em temperatura ambiente. Leve-os à geladeira mesmo quentes, descobertos, cobrindo após uma hora. É melhor comprar carne, frango e peixe já divididos em porções. Assim fica mais fácil congelar os alimentos crus e depois descongelar apenas o que for utilizar. O mesmo vale para grandes quantidades de comida: prepare tudo e congele em porções.

Use folhas e legumes diversos para montar seu prato. Além de colorido e bonito, você vai obter maior variedade de nutrientes em uma única refeição. Na hora de deixar tudo limpo, não se esqueça de que a esponja de louça pode ser um foco de contaminação. Após cada utilização, lave-a com água e sabão, esprema bem e deixe secar (nunca sobre o sabão). Procure trocar a esponja toda semana e sempre que começar a desprender fragmentos.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário