Tipos de Exercícios Físicos para o controle do peso corporal









De acordo com o ACSM (2000) os exercícios físicos visando o emagrecimento podem ter tanto natureza aeróbica quanto natureza anaeróbica, esse último podendo ser treinamento resistido ou atividades intervaladas. Os exercícios também podem ser mistos, com parte aeróbica e parte anaeróbica.

Exercícios Aeróbicos

Os Exercícios aeróbicos têm sido largamente difundidos como método eficaz no controle do peso corporal, este deve ter ênfase na duração (volume) e freqüência de treino a fim de maximizar o gasto energético da atividade (Schneider; Meyer, 2007). Estudos têm demonstrado que exercícios aeróbicos tendem a diminuir a Massa Corporal (MC) e a Gordura Corporal (GC) total. (Figueroa-Colon et al, 1998).

    Eliakim et. al. (2002) submeteu crianças e adolescentes obesos a um programa de exercícios aeróbicos de duração de três a seis meses e comparou com um grupo controle de crianças e adolescentes. Os resultados mostraram uma redução na MC e no IMC no grupo submetido a exercícios aeróbicos em relação ao grupo controle.

    A grande vantagem dos exercícios aeróbicos reside no fato de ser o mais simples e barato entre os tipos de exercícios, porém, ainda assim proporcionando bons resultados (ANTUNES et al, 2006).

    A desvantagem dos exercícios aeróbicos está relacionada a esse tipo de exercício não impactar positivamente a Massa Corporal Magra (MCM), sendo que a MCM parece estar diretamente relacionada com a TMB que pode chegar a corresponder até 70% do gasto energético diário sendo fundamental no processo de controle do Sobrepeso e da Obesidade. Ou seja, quanto maior for a MCM maior será a TMB e, por conseguinte, o gasto energético diário (DEFORCHE et al, 2003).

Exercícios Anaeróbicos

    Estudos têm demonstrado que os exercícios anaeróbicos são capazes de aumentar a MCM e, conseqüentemente, TMB, promover gasto calórico considerável durante o exercício físico em si e provocar uma alto EPOC (consumo de oxigênio em excesso pós-exercício) proporciona que organismo continue gastando calorias de forma acelerada após o término dos exercícios, sendo que quanto maior a intensidade do exercício anaeróbico maior será o EPOC (CASTINHEIRAS NETO; FARINATTI, 2010).

    Sothern et. al. (2000) avaliaram 19 obesos durante 10 semanas em um programa de exercícios anaeróbicos, neste caso treinamento resistido. Foram avaliadas em relação a um grupo de controle que praticou caminhada também durante 10 semanas a MCM e o %GC. Ao final das 10 semanas AM bons os grupos tiveram resultados positivos de redução do %GC, porém o grupo que realizou exercícios anaeróbicos aumentou discretamente a MCM, porém no grupo que realizou exercícios aeróbicos houve redução da MCM, gerando assim redução da TMB e do gasto energético diário.

    Notadamente a grande vantagem dos exercícios anaeróbicos em relação aos exercícios aeróbicos é o aumento ou manutenção da MCM, proporcionando efeitos duradouros de redução ponderal e controle do peso corporal, além de proporcionar todos os outros benefícios do treinamento aeróbico, pois embora durante a realização da atividade os exercícios aeróbicos promovam maior gasto calórico após a atividade, por causa do EPOC, os exercícios anaeróbicos promovem maior gasto calórico. Essa relação tende a ser: maior gasto calórico total equilibrado entre aeróbico e anaeróbico ou tendendo ao exercício anaeróbico o maior gasto calórico (CASTINHEIRAS NETO; FARINATTI, 2010, BAR-OR, 2003).

    A desvantagem dos exercícios anaeróbicos se refere ao custo mais elevado para a realização dos mesmos. Em geral, necessita-se de uma academia para praticar os exercícios resistido e/ou intervalados, isso dificulta o acesso à parte da população a esse tipo de treinamento, pois existem poucas academias públicas no Brasil e as academias particulares têm uma mensalidade não condizente com o poder aquisitivo da maioria da população brasileira (ANTUNES et al, 2006).

Exercícios Mistos (Aeróbicos e Anaeróbicos)

    Os Exercícios Mistos consistem em utilizar na mesma sessão de treinamento tanto exercícios anaeróbicos quanto exercícios aeróbicos (ROCCA et. al, 2008).

    Pesquisas recentes têm demonstrado que os exercícios mistos são o melhor tipo de exercício mais eficaz na prevenção e no tratamento da obesidade, pois conseguem agregar tanto os benefícios dos exercícios aeróbicos quanto dos exercícios anaeróbicos (BRAITH; STEWART, 2006; SARSAN et al, 2006).

    Lemura e Maziekas (2002) concluíram em seu estudo que o treinamento composto por exercícios mistos era o mais eficaz no controle do peso corporal, pois este provocava redução da MC e GC e, além disso, conseguia manter ou aumentar a MCM e a TMB.

Fonte



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Tipos de Exercícios Físicos para o controle do peso corporal Tipos de Exercícios Físicos para o controle do peso corporal Reviewed by Dani Souto EF on 10:02 Rating: 5

Nenhum comentário

Curta e Siga em Rede Sociais