Benefícios de 12 alimentos que ajudam contra o estresse








A alimentação pouco saudável pode ser um dos motivos da falta de qualidade de muita de muita gente estressada mundo a fora. Há a necessidade de se incluir frutas na rotina de alimentação. As frutas são fontes de água, vitaminas, sais minerais, açúcares, carboidratos, fibras e proteínas

Confira os benefícios de alguns alimentos que, além de coloridos, são repletos de aromas e de nutrientes

:: Abacate: fonte de ômega 9 que auxilia na redução e controle do colesterol. Seu consumo ajuda na redução do cortisol, hormônio relacionado à compulsão alimentar e ao acúmulo de gordura na região abdominal. Deve ser consumido com moderação devido ao alto valor calórico. Lembre-se que ingerir com colheradas de açúcar não vale

:: Açaí: rico em antioxidantes como a antocianina, a fruta combate a ação dos radicais livres, prevenindo contra o câncer e o envelhecimento. Também fonte de ômega 9, a fruta previne contra doenças cardiovasculares pois auxilia na redução e controle do colesterol. É uma excelente fonte de energia para o organismo. Consuma moderadamente, pois o açaí possui alto valor calórico

:: Abacaxi: fonte de bromelina, uma enzima que ajuda na digestão. Possui, ainda, efeito diurético. Dessa forma, ajuda na eliminação dos líquidos retidos

:: Maçã: Possui propriedade adstringente. Por isso é excelente para a garganta e as cordas vocais. Em sua casca, ela possui a pectina que auxilia na redução do colesterol, da glicose e evita a constipação intestinal. Fonte de antioxidantes que retardam o envelhecimento das células

:: Mamão: contém papaína, uma enzima que melhora a digestão. Seu consumo contribui para a melhora do funcionamento intestinal. A fruta também é fonte de betacaroteno e auxilia no bronzeamento da pele

:: Melão: rico em potássio, um mineral que ajuda na redução da pressão arterial. Também é fonte de bioflavonóides que possuem excelente ação antioxidante e antiinflamatória. Suas sementes são excelentes fontes de cálcio. Contém grande quantidade de água, ajudando na hidratação do organismo. Assim, contribui para a saúde e beleza da pele

:: Morango: fruta rica em ácido elágico, antioxidante que protege contra o câncer e retarda o envelhecimento. Rico em vitamina C, aumenta a imunidade, dá resistência aos tecidos, auxilia a cicatrização de ferimentos, evita hemorragias, atua contra infecções e melhora a memória

:: Uvas vermelhas: sua composição é rica em substâncias que ajudam na redução e controle do colesterol e da pressão arterial. Seu consumo previne contra doenças cardiovasculares. Ricas em resveratrol, antioxidante que protege contra câncer

:: Banana: fonte de potássio, mineral que auxilia na redução da pressão arterial. Contém triptofano, aminoácido que estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pelo bem estar. Por isso, pode ajudar na melhora do humor

:: Goiaba: fruta rica em vitamina C, fortalece o sistema imune. Contém licopeno, antioxidante relacionado à prevenção contra o câncer de próstata e estimula o bronzeamento

:: Laranja: fonte de vitamina C, reforça as defesas do organismo e possui ação antioxidante

:: Maracujá: fonte de vitamina A e C, além de fibras solúveis que contribuem para o controle do colesterol e da glicose. Possui baixo valor calórico


Fonte: Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde



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