21 de março de 2017

Ninguém perde peso sem suar




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Especialistas são unânimes em receitar exercício físico como complemento para emagrecer

Uma questão matemática. Se para emagrecer a pessoa precisa, por exemplo, queimar 500 calorias por dia, além do que ingere, ela tem dois caminhos: se gastar 2.300 calorias, poderá ter uma confortável dieta de 1.800 calorias; mas se gastar somente 1.400, terá de reduzir a ingestão de calorias à metade.

Combinações possíveis: sedentário e gordo, sedentário e emagrecendo com fome, ativo e bom de garfo.

Escolheu a sua fórmula? O tratamento da obesidade e do sobrepeso se firma no tripé atividade física, dieta e mudança de comportamento. Quanto maior for o nível de atividade da pessoa, menor será a restrição alimentar. E a associação dessas duas coisas eleva a auto-estima e conduz a hábitos mais saudáveis.

Exercício físico ajuda, mas não faz milagres. Os objetivos de emagrecimento só serão alcançados se ele tiver consciência da importância da atividade física e de como ela vai beneficiá-lo. Quem chega com a idéia de que vai perder peso rapidamente, engana-se. Não é milagre: a atividade física vai fazer você trocar gordura por músculo, então pode até ganhar peso, mas vai afinar, a roupa vai ficar mais frouxa.

Começar a fazer exercício físico nunca é o mais difícil para quem está acima do peso, já que o desespero leva as pessoas a tentarem de tudo. Difícil é continuar fazendo, incluir na rotina para sempre.

Tem segredo? Fazer algo que se gosta. Quando a pessoa se decidir a largar a vida sedentária, deve escolher uma atividade que lhe dê prazer. A atividade física não pode ser mais uma fonte de angústia para quem já tem problemas a enfrentar. 


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