Curta e Siga


Conheça os suplementos indicados para cada atividade física





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Conheça os suplementos indicados para cada atividade física .



Algumas atividades físicas como, tênis, natação e corrida necessitam de alguns acompanhamentos como, por exemplo, a ingestão de suplementos nutricionais, com o intuito de auxiliar na reposição de vitaminas e sais minerais.

Para quem não conhece, os suplementos nutricionais são substâncias que completam a ingestão de alimentos que não foram consumidos, tanto em calorias como também em proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras, juntas ou separadas, dependendo das necessidades de cada pessoa.

Normalmente, os suplementos são indicados somente por nutricionistas e direcionados a atletas de competição que gastam muitas calorias devido ao treino. Esses suplementos só devem ser usados por quem realmente necessita. Devido ao fácil acesso, muitas pessoas passam adquirir o uso do suplemento sem a orientação de um profissional da nutrição. Algumas pessoas recebem a indicação de amigos e pensam erroneamente que aquele suplemento será o combustível indispensável para seu progresso nos treinamentos.

Alguns fatores como a perda ou ganho de peso influenciam na hora de escolher uma dieta ou um suplemento. Somente o nutricionista pode recomendar uma dieta saudável e específica para os atletas que praticam atividades esportivas.
O gasto calórico dos atletas é muito alto, e somente a alimentação não é suficiente para repor a necessidade calórica e nutricional. Porém, é fundamental ter a prescrição de um médico para o uso desse tipo de substância.

Diversos tipos de suplementos alimentares podem ser encontrados no mercado, cada um com a sua finalidade e dosagem. Entre os mais procurados pelos atletas estão os repositores de minerais e água, fontes de carboidratos, proteínas, aminoácidos e lipídios, entre outros. O atleta deve tomar alguns cuidados ao ingerir esses suplementos, pois alguns possuem inúmeros compostos que podem alterar o seu metabolismo.

Conheça os suplementos nutricionais ideais para algumas atividades físicas:

Natação

Os carboidratos são a fonte mais eficiente de energia para os músculos, e um nadador precisa de bastante energia porque o desgaste físico do esporte é muito grande. A suplementação com dextrose mais conhecida como glicose é a principal fonte de energia do corpo, sendo um carboidrato simples que é digerido e absorvido rapidamente, dando um aumento de energia imediato.

Corrida e Ciclismo

São exercícios, em geral, de longa duração, o suplemento deve ser à base de carboidrato, para fornecer energia para o músculo trabalhar, adiando a fadiga.

Tênis

Para jogadores com rotina de treinamento intenso, sugere-se um consumo adicional de vitamina C e E para melhorar a resposta imunológica e aprimorar a ação antioxidante. Suplementos e zinco, cálcio, ferro não melhora o desempenho, apenas ajuda a manter a dieta balanceada. Para o tenista é recomendado o consumo de repositores energéticos de 30 a 60 g para cada hora de exercício é o suficiente para evitar a hipoglice.

Porém, não use esses suplementos sem orientação. “Quem arrisca consumir esses suplementos sem indicação de um profissional da saúde pode ter problemas futuramente no fígado, rins e no coração. O consumo em excesso pode acarretar sérios problemas para a saúde do atleta, por exemplo, a vitamina C pode aumentar o risco de pedras nos rins e no fígado o acúmulo de gordura”, ressalta a nutróloga Liliane Oppermann.

Fonte
Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário