Curta e Siga


Desidratação e calor intenso: conseqüências





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Desidratação e calor intenso: conseqüências.


A combinação da atividade física com o calor intenso impõe um desafio significativo para o sistema cardiovascular.

Sempre que líquidos forem eliminados por meio do suor mais rapidamente do que são repostos, a pessoa estará em um processo de desidratação. A hipohidratação modifica muitas variáveis fisiológicas durante o exercício, e quando combinada ao calor intenso, resulta num desempenho físico prejudicado, com a inabilidade do sistema cardiovascular em manter o mesmo débito cardíaco.

Existe também uma relação linear entre o grau de hipohidratação e a temperatura corporal central, isto porque a hipohidratação prejudica a função de regulação térmica, fazendo com que o exercício no calor fique ainda mais difícil.

A hipohidratação tem um impacto progressivamente negativo no desempenho do exercício, pois o estresse provocado pelo calor tem um efeito potencializador na redução da capacidade aeróbica. Sendo assim, o organismo entrará em fadiga mais cedo nas atividades aeróbicas como, por exemplo, caminhadas e corridas.

O efeito negativo da hipohidratação na função termoregulatória aumenta o risco de exaustão e choque térmico. O mau funcionamento dos rins também tem sido associado à desidratação e às altas temperaturas corporais durante o esforço feito no calor intenso.

Um problema muito comum é a câimbra pelo calor ou câimbra muscular associada ao exercício (CMAE). Esta contração involuntária e dolorosa da musculatura esquelética que ocorre durante ou imediatamente após a atividade, é comumente relacionada à sudorese profusa (abundante) durante o exercício no calor.

Para minimizar estes riscos aí estão algumas dicas:

*A atividade física regular irá beneficiar a sua saúde. Alcançar maior nível de aptidão física, irá melhorar sua habilidade de tolerar o estresse pelo calor.

*Quando está quente e úmido, o exercício torna-se mais difícil e o desempenho comprometido. Para isso, reduza a intensidade e/ou a duração. Vista roupas claras, leves e soltas e procure áreas mais frescas com sombra ou vento.

*Mantenha-se bem hidratado, beba água antes, durante e após a atividade física.

*Siga as instruções de um profissional de educação física para realizar atividade exercícios consciente. Respeite sempre seu limite.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Para finalizar, temos a indicação de um ebook direcionado para professores de Educaçao Física sobre Nutrição. Conheça o Saúde no Prato: guia para profissionais de Educação Física. Saiba mais aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário