1 de agosto de 2017

Alimentos integrais: eles são a melhor opção para a sua dieta?






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Você é adepto de massas, pães, biscoitos, bolo, arroz, salgados e outros produtos na versão integral? Ao que tudo indica, alimentos integrais parecem a melhor opção para quem quer perder peso, para quem sofre de diabetes ou até mesmo para quem quer cultivar uma dieta mais saudável. O termo "integral" indica que todos os componentes do grão - farelo, gérmen e endosperma - são conservados durante o processamento.
Mas, afinal, qual o real impacto disso na alimentação? E será que ele é, de fato, tudo isso que se fala ou apenas mais uma dentre tantas modas da dieta? Para descobrir, selecionamos as principais características relacionadas aos alimentos integrais e verificamos com profissionais se elas são ou não verdade. Confira:

Alimentos integrais deveriam ser consumidos diariamente

Por serem fonte rica de carboidratos, vitaminas, mineiras e fibras, alimentos integrais deveriam ser consumidos todos os dias. Com a ingestão diária deles há maior probabilidade de atingir os níveis recomendados de cada nutriente em uma dieta equilibrada. 
mulher com as mãos na barriga - Foto Getty Images

Alimentos integrais ajudam no funcionamento do intestino

Fonte de fibras, os alimentos integrais são indicados para melhorar o intestino preso. A profissional explica que, embora elas sejam eliminadas nas fezes por não termos enzimas capazes de quebrá-las, elas são fermentadas por bactérias dando origem a substâncias que estimulam o funcionamento do órgão.  Um intestino saudável também barra a passagem de substâncias tóxicas que precisariam ser metabolizadas pelo fígado e excretadas pelo rim, evitando, assim, a sobrecarga destes órgãos. Por outro, lado o consumo em excesso dos integrais, quando não é aliado ao consumo de água (2 litros por dia é o recomendado), pode ter o efeito contrário, favorecendo o intestino preso. Mas é muito raro um quadro de intoxicação por fibras, o mais comum mesmo é que as pessoas pequem pela falta de consumo delas no cardápio.  
mulher checando seu peso na balança - Foto Getty Images

Alimentos integrais podem contribuir com o ganho de peso

Alimentos integrais também são fonte de calorias e, assim, podem contribuir com o ganho de peso caso sejam ingeridos em excesso. Moderação, portanto, é fundamental, pois mesmo o que é saudável pode se tornar prejudicial em quantidades exageradas.
macarrão integral - Foto Getty Images

O ideal seria sempre tentar substituir alimentos refinados pela versão integral

A substituição de alimentos refinados por sua versão integral é excelente, pois o processo de refinamento retira as partes mais nutritivas dos grãos. É no farelo e no gérmen que se encontram as vitaminas, os minerais e os antioxidantes. Por isso, sempre que possível invista nesse tipo de alimento para fornecer mais nutrientes ao organismo.  
pessoa anotando sua glicemia - Foto Getty Images

Integrais são mais indicados do que os refinados para quem tem diabetes

O consumo de alimentos integrais previne tanto a hipo quanto a hiperglicemia, pois a ingestão de carboidratos com fibras torna mais lenta a absorção da glicose pelo organismo. Tal característica faz com que esses alimentos sejam mais indicados do que os refinados, que geram picos de glicemia. 
pão integral em forma de coração - Foto Getty Images

Alimentos integrais podem ajudar a prevenir doenças

Redução do colesterol, controle dos níveis de açúcar no sangue, melhora do funcionamento intestinal e prolongamento da saciedade são apenas alguns dos benefícios obtidos com o consumo de alimentos integrais. Desta maneira, há redução do risco de doenças cardiovasculares, da obesidade e até de alguns tipos de câncer, como o câncer de cólon. Assim, uma dieta equilibrada não pode deixar essa opção de fora.  
cesta com vários tipos de pão - Foto Getty Images

Alimentos integrais são menos calóricos do que os refinados

Nem sempre a versão integral dos alimentos apresenta menos calorias. As propriedades nutricionais são muito diferentes, mas o impacto calórico nem sempre é mais vantajoso. Na maior parte das vezes as calorias são equivalentes. Os nutrientes dos integrais, entretanto, fazem seu consumo valer mais a pena.

Publicado em 05/08/13 e revisado em 01/08/17



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