Curta e Siga


Conheça os mitos e as verdades sobre o tema: perda de peso





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Conheça os mitos e as verdades sobre o tema: perda de peso.


foto
Foto: Getty Images
Definir como meta grande perda de peso é melhor para emagrecer

Será que o sexo realmente conta como exercício? É melhor estabelecer uma meta por partes? Exercitar-se pouco, mas regularmente realmente faz a pessoa emagrecer muito? Uma pesquisa sobre perda de peso intitulada Mitos, presunções e fatos sobre a obesidade, publicada no The New England Journal of Medicine, divulgada pelo jornal Huffington Post, tenta responder a essas e muitas outras perguntas. O artigo reúne algumas informações surpreendentes sobre emagrecimento enquanto outras condizem com o senso comum sobre o tema.

O médico funcional Mark Hyman, colunista do Huffington Post, defende que as pessoas são diferentes e por isso, o que funciona em um organismo pode não ter o mesmo efeito em outro. Porém, algum hábitos são saudáveis mesmo que não gerem uma grande perda de peso em todos que os adorarem. Confira o que realmente funciona para emagrecer e o que é mito:

Se você fizer pequenas mudanças em seu estilo de vida irá perder peso a longo prazo
Mito. A maioria das pessoas já ouviu que cortar 100 calorias por dia ou aumentar um pouco a quantidade de exercícios é suficiente para perder muito peso a longo prazo, é uma questão de consumo e gasto de calorias. No entanto, a matemática não se aplica com tanta facilidade aos seres vivos. Estudos comprovam que a perda de peso não se mantém no mesmo ritmo graças às mudanças no metabolismo que ocorrem enquanto a pessoa emagrece. Portanto, para ter uma grande perda de peso é preciso fazer uma grande mudança.

Não defina grandes metas, pois isso gera frustração e fracasso
Mito. Se você definir como sua meta uma grande perda de peso terá mais chance de emagrecer bastante do que se mantiver objetivos "realistas". Se seu desejo é perder 20 kg defina isso como sua meta final. Estudos mostram que as pessoas são mais capazes de perder muito peso quando pensam grande, ao contrário do que dita o senso comum.

Quem perde peso muito rápido engorda novamente
Mito. Fomos ensinados que se você seguir um plano de emagrecimento rápido não perderá tanto peso a longo prazo quanto se estivesse em um plano mais lento e gradual. Porém, estudos mostram que isso não é verdade, pois quando a pessoa percebe as melhorias em seu corpo se anima a manter uma vida mais saudável. Para o pontapé inicial vale até aderir a uma dieta mais radical, sempre seguindo orientação de um especialista.

É preciso estar preparado para ter sucesso e passar por processos de mudança de hábitos
Mito. A ciência nos diz que aqueles que tentam perder peso sem sentir pronto também podem obter sucesso. Você pode agir, mesmo sem ter certeza de que vai dar certo. A partir do momento em que começar a perder peso o ânimo e a motivação tendem a aparecer.

O sexo é um bom exercício
Mito. Todos têm a sensação de que o sexo é um bom exercício. No entanto, a queima de calorias durante essa atividade varia muito de acordo a duração, movimentação e do corpo de cada um. É possível queimar 300 calorias, sim, mas também é possível que você elimine apenas 21 calorias. Se você ficar sentado assistindo TV vai perder cerca de 14 calorias. Então, se você não for um especialista em sexo tântrico é melhor procurar outra atividade para ajuda-lo a perder peso.

O café da manhã é uma peça chave para o emagrecimento
Verdade. Segundo Mark, pessoas que perderam muito peso e conseguiram permanecer magras por pelo menos quatro anos têm apenas duas coisas em comum: o café da manhã e o exercício regular. Caprichar na primeira refeição do dia é uma ótima estratégia, mas nada de muffin, sonhos ou alimentos gordurosos e calóricos. O segredo aqui é a proteína, que ajuda a acelerar o metabolismo e controla o apetite.

Comer frutas e vegetais ajuda a emagrecer
Verdade. Quem come frutas e vegetais ingere menos bobagens e faz seu organismo funcionar melhor. Esse é um dos únicos temas em que os especialistas em nutrição são unanimes.

O ambiente afeta nos níveis de obesidade
Verdade. Embora não tenha sido provado que mais parques e calçadas levar a uma população mais magra, Mark afirma que o ambiente tem uma participação na saúde. O pesquisador Dan Buettner realizou um experimento no qual implementou mudanças no ambiente gerando uma perda significante de peso, provando que esse quesito importa, sim.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário