Saiba mais sobre os Nutrientes Energéticos




São denominados nutrientes energéticos essenciais carboidratos, gorduras, proteínas.

Carboidratos, gorduras e proteínas são as únicas fontes de energia alimentar; assim sendo, recebem a designação de nutrientes energéticos.

Por não possuírem carbono os minerais e a água constituem os nutrientes inorgânicos. As vitaminas desempenham papel metabólico em todas as células do organismo, com o complexo B sendo particularmente importante no metabolismo energético.


Carboidratos

Carboidratos são compostos químicos que abrangem o grupo nutricional denominado carboidratos. Açucares simples tipo glicose e frutose (monossacarídeos), açúcares duplos tipo sacarose e maltose (dissacarídeos) e açúcares complexos tipo amido e glicogênio ( polissacarídeos) estão entre os carboidratos mais importantes.

Fontes alimentares de carboidratos são o feijão seco, o pão, os bolos, os cereais, as frutas secas, o mel, as panquecas, as massa, as batatas, os espaguetes, a calda de açúcar, os vegetais (legumes) e os bolinhos.

Gorduras

Gorduras ou lipídios são encontrados no corpo principalmente como triglicerídeos, fosfolipídios e colesterol. Os triglicerídeos são armazenados nas células gordurosas existentes em todo o corpo e dentro dos músculos esqueléticos. Representam a forma de gordura utilizada como combustível alimentar na produção aeróbica de energia ATP (adenosina trifosfato).Fontes alimentares de ácidos graxos, as gorduras saturadas encontram-se habitualmente em forma sólida à temperatura ambiente. Incluem a maioria das gorduras animais como, por exemplo, as gorduras presentes nas carnes de gado, porco e carneiro. Os ovos e produtos lácteos também contêm altos níveis de gorduras saturadas. As gorduras insaturadas apresentam-se em estado líquido nas temperaturas ambientes.

São encontradas nos óleos vegetais tipo óleo de amendoim, óleo de milho, óleo de soja e óleo de algodão. Outras fontes de gordura são o toucinho, a manteiga, a margarina e os óleos para salada.

Proteínas

Proteínas desempenham uma ampla variedade de funções fisiológicas que são consideradas essenciais para a saúde e o desempenho físico. Apesar do papel da proteína no fornecimento de energia não tem sido considerado importante para a maioria das formas de atividades musculares, está se tornando cada vez mais claro que o catabolismo proteico aumenta durante a atividade de endurance (mais de 60 minutos) e pode contribuir com entre 5 e 15% das necessidades energéticas.

Fontes alimentares de proteínas, os alimentos mais ricos em aminoácidos essenciais são as proteínas animais e o leite. As proteínas vegetais contêm alguns porém não muitos dos aminoácidos essenciais. As fontes comuns de proteínas são os cereais, os queijos, os ovos, os peixes, as carnes magras, o fígado, o leite.




Problema postural depois do emagrecimento rápido

Problema postural depois do emagrecimento rápido

Quatro tendências de alimentação saudável para manter em 2020 | GZH
 
Restringir a dieta e optar por alimentos menos calóricos é uma medida tomada por muitas pessoas que desejam obter o emagrecimento em curto período. Muitas vezes o cardápio é combinado ainda com inibidores de apetite, laxantes e diuréticos para conseguir chegar ao peso pretendido. O problema é que essas atitudes podem contribuir para o conhecido efeito sanfona e comprometer a saúde da coluna.


A flacidez abdominal decorrente da perda de peso em curto prazo deixa a coluna cervical desprotegida. E, devido à falta de força dos músculos abdominais, as costas não recebem o aporte necessário para a sua sustentação, o que favorece uma modificação do centro de gravidade corporal, gerando uma sobrecarga na lombar. Isso leva a um desgaste das articulações e pode gerar artrose ou hérnia de disco.

Músculos perdem o tônus, ou seja, perdem a sua rigidez, eles se retraem e ficam menores. Outra consequência da aquisição de regimes restritivos é que eles contribuem para a perda de cálcio e porosidade do osso, deixando a coluna vertebral propícia a traumas. Por este motivo, o ideal é buscar ajuda de um especialista antes de recorrer a qualquer tipo de dieta .

Além da coluna, as articulações do corpo também padecem com a carga da força da gravidade. Sendo que as dos membros inferiores são as mais prejudicadas, entre elas, as articulações do quadril e dos joelhos.Fortalecer a musculatura da barriga e manter a região abdominal contraída durante a realização de exercícios físicos, já que essa musculatura serve para realizar alguns movimentos de tronco, segurar as vísceras abdominais e, obviamente, para estabilizar a coluna enquanto a pelve e os membros se movem.

Confira outras medidas preventivas:

- Ao amarrar os sapatos, sente-se e cruze as pernas.
- Ao transportar objetos muito pesados evite flexionar a coluna. O indicado é dobrar os joelhos e usar a força das pernas para empurrar ou levantar o artefato.
- No trabalho, mantenha uma boa postura ao sentar. Para isso, utilize cadeiras com encosto e coloque os pés apoiados em um suporte para pés, que ajuda a evitar sobrecarga na coluna.
- Tenha uma alimentação balanceada e evite o sobrepeso.
- Realize atividades físicas, pois elas ajudam a fortalecer a região lombar.
 
Publicado em 01/11/17 e revisado em 28/10/20

Entenda os benefícios de comer alimentos frescos

Entenda os benefícios de comer alimentos frescos

Especialista explica como cuidar da alimentação durante o Carnaval

Bons hábitos alimentares e uma boa abordagem para o alimento que você escolher para comer pode determinar sua saúde em geral. Com a disponibilidade generalizada de alimentos processados hoje, embora haja algum valor nutricional nestes tipos de alimentos, de nenhuma maneira mede-se com os benefícios de saúde de comer alimentos frescos.

O que nós incluímos em nossa dieta doa a eficácia do nosso organismo a funcionar no seu melhor. Quase como um carro, o corpo humano não pode fazer bem o seu trabalho sem o combustível correto. Alimentos frescos é a melhor escolha, pois proporciona as vitaminas e minerais do organismo necessita a partir da fonte natural.
Fazendo esforço concertado aa entender a importância da ingestão alimentar e do funcionamento do corpo humano, maus hábitos alimentares podem consumir nosso estilo de vida, sem o pensamento para a saúde amanhãs.

Os benefícios de comer alimentos frescos é visto simplesmente, dando-lhes uma tentativa e, seguindo um estilo de vida saudável na dieta que inclui novas fontes de frutas e vegetais, carnes, peixes e grãos na dieta.

Você não só vai sentir a diferença, mas o seu corpo vai te recompensar por manter o seu sistema imunológico forte para combater a doença.

Alimentos frescos contém altas doses de vitaminas de acordo com o quão fresco o produto é, no momento da recepção e do mercado quanto tempo antes que não só recebe para o mercado local, mas em sua casa para comer.

Fresco é melhor sempre, e quando for comprar seu frutas, legumes, carne firme e folhas nítidas em seus vegetais e frutas é o melhor guia para o quanto o valor nutricional que contém, e é o melhor guia para a qualidade de seu produto.

Carnes e aves de capoeira devem cheiro doce, olhar brilhante, carnudo, tem boa textura, mas também têm a consistência de cor. Peixes, em especial, é muito importante em uma dieta, e quando for comprar peixe fresco você deve verificar os olhos têm uma visão clara, isso determina o frescor. Todos frutos do mar é o mais frequentemente mais frescos quando se tem um cheiro bom ou, claro, quando você pegá-lo fresco mesmo.

A compra de um mercado respeitável permite verificar isso. Às vezes até mesmo alimentos frescos que é embalado pode ser de alguma forma mimada e você não vê isso.

Dietas ricas em amido e com alimentos açucarados não só contribuem para o ganho de peso, mas pode levar a deficiências, que por sua vez podem causar problemas de saúde ou até mesmo contribuir para uma vida útil mais curta. Por isso a escolha de alimentos frescos é particularmente benéfico para sua saúde, comer doce não é apenas saudável, mas também bastante rentável

Quando você considerar quantas vezes você pode precisar de visitar um médico, ou apenas se partem com gripe ou resfriado, comer alimentos frescos podem alimentar o seu corpo bem e construir seu sistema imunológico prevenção da doença. Isso não quer dizer que as frutas e legumes congelados disponíveis em seus supermercados de hoje não são tão saudáveis.

Os comerciantes de snap produtos frescos congelá-lo após a colheita e ainda contém os
muito necessárias vitaminas e minerais que todos nós precisamos para uma dieta saudável.

A única forma de você conseguir uma maior ingestão de nutrientes dos alimentos frescos seria para buscá-lo a partir de nosso próprio jardim e servi-lo, não muito tempo após a colheita. Se você assistir a qualquer todos os programas de culinária de Jamie Oliver, você veria que ele favorece com os mais frescos produtos que podem colocar em suas mãos. Não só como ele iria dizer-lhe como um cozinheiro mestre, mas para o sabor de fresco, eo valor nutricional.

Saboreando uma peça recém-colhidos de fruta ou de qualquer vegetal é incrivelmente delicioso e radiante com a nutrição, o sabor é inconfundível.

Comer doce é o início e ganhar algum conhecimento sobre o conteúdo nutricional do que comemos pode ser um método muito informativo de tratar o seu corpo e sua mente para um estilo de vida bom e, portanto, comer fresco é a opção mais benéfica.

Publicado em 26/04/16 e revisado em 21/10/20

Nutrição Esportiva Vegana


O veganismo é uma forma especial da dieta vegetariana. Quem é vegano não se alimenta de absolutamente nada que seja de origem animal, excluindo da dieta qualquer tipo de carne, peixe, ovo, laticínio ou mel.

Os benefícios da substituição da proteína animal pela vegetal podem ser diversos e aplicada à qualquer público. As proteínas de origem animal podem ser substituídas, principalmente por quem investe na nutrição esportiva, para assegurar a recuperação e desenvolvimento dos muscular.

As proteínas vegetarianas devem ser combinadas entre si para se tornarem adequadas em termos de oferta de nutrientes como a proteína animal, e as porções devem ser apropriadas a cada indivíduo e suas reais necessidades.

A alta densidade de nutrientes é extremamente benéfica para todo tipo de atleta, pois quem pratica atividades físicas precisa de mais vitaminas e minerais, principalmente durante treinos intensos. A abundância de antioxidantes previne contra o estresse oxidativo e protege o sistema imunológico. A dieta vegana também é rica em carboidratos. Este macronutriente é a fonte mais importante de energia, especialmente durante os treinos.

Para a dieta vegetariana, a recomendação de proteínas é igual e as principais fontes proteicas são feijões, grão de bico, lentilha, cogumelos e castanhas. Deve-se atentar para a substituição de fontes proteicas, mas é necessário analisar minuciosamente todo o cardápio, pois os demais nutrientes não podem ser esquecidos, visto que também são fundamentais para garantir a energia necessária aos treinos e a reconstrução muscular.

Combine a proteína vegetal com alimentos ricos em gorduras boas (ômega 3), vitaminas C, D, B e minerais, tais como Cálcio, Ferro, Zinco, e outros.

A nutrição vegetariana pode ser bem vantajosa para os indivíduos, além de lutar por uma causa nobre. Contudo, não só para os atletas, como também para todo mundo que quiser adotar este estilo de vida, é essencial um acompanhamento profissional para que a transição entre a dieta onívara para a vegetariana/vegana não cause deficiências ou perda de rendimento físico.

4 benefícios da dieta com proteínas

 


Ao contrário do que muitos acreditam, dieta não é sobre privação, é sobre equilibrar a alimentação com determinado objetivo, tudo de maneira saudável. A dieta para perder peso é quase sempre a redução de ingestão de calorias.

Hipóteses dos benefícios relacionados a ingestão de dieta com maior percentual proteico incluem:

1. Maior saciedade: a proteína é o nutriente que possui a digestão mais lenta e promove maior saciedade, fazendo com que o indivíduo coma porções menores e fique saciado por tempo prolongado.

2. Efeito termogênico: maior efeito termogênico da proteína no metabolismo do que os outros macronutrientes. O Efeito Térmico do Alimento (ETA) consiste no aumento do gasto energético observado após a ingestão de uma refeição. Esse gasto energético é necessário para a realização dos processos de digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes ingeridos, podendo representar, aproximadamente, de 5 a 10% do gasto energético diário de um indivíduo. A participação da proteína seria em torno de 25 a 30%, carboidratos 6 a 8% e lipídeos/ gorduras 2 a 3 %.  

3. Menor resposta insulínica: maior estímulo à degradação de gordura corporal ocasionado pela menor quantidade de carboidrato na dieta. 

4. Preservação da massa muscular durante o emagrecimento: a ingestão proteica elevada minimiza a perda de massa muscular em dietas de emagrecimento. Quanto maior o conteúdo de massa muscular no organismo, mais acelerado é o metabolismo energético.

Essa dieta consiste em cortar carboidratos e substituir por proteínas como carne vermelha, ovos, queijo, frango entre outras proteínas. Mas vale frisar que essas proteínas devem ser consumidas após uma rotina de exercícios físicos, uma vez que uma das funções das proteínas é fornecer energia.

Além do mais, as proteínas estão envolvidas no processo para ganhar massa muscular, isto é, uma dieta rica em proteínas combinada a uma rotina de exercícios físicos pode ajudar a perder gordura e ganhar massa.

Nutrição Funcional e a Diabetes



A diabetes é nada menos do que a incapacidade de metabolizar carboidratos (açúcares), por diminuição na secreção de insulina ou na resistência da insulina disponível, gerando o aumento na concentração de glicose no sangue.

O diabetes tipo 1 ou insulínico dependente é comum em jovens, mas pode surgir em qualquer idade. Os sintomas aparecem bruscamente, exigindo o uso de insulina para o seu controle. Já o diabetes tipo 2 ou tipo adulto, geralmente se manifesta na maturidade e atualmente é responsável por 95% dos casos de diabetes.

As causas mais comuns que levam o paciente a desenvolver o diabetes tipo 2 são:

  • Excesso de consumo de carboidratos refinados, açúcares e alimentos industrializados como pães, massas, bolos, doces em geral e sucos de caixinha;
  • Consumo em excesso de bebida alcoólica, gorduras saturadas presentes em carnes, embutidos, pele de frango e temperos prontos;
  • Sedentarismo;
  • Excesso de peso, sobrepeso e obesidade

Percebeu que a alimentação é um das causas que leva o paciente a Diabetes?

Antes de falarmos da importância da Nutrição Funcional para o Diabeticos, vamos a definição de Alimento Funcional. Alimento funcional é definido pela RDC 18/99, como sendo aquele alimento ou ingrediente que, além das funções nutritivas básicas, quando consumido como parte da dieta usual, produza efeitos metabólicos e/ou fisiológicos e/ou efeitos benéficos à saúde, devendo ser seguro para consumo sem supervisão médica. 

Um alimento pode ser considerado funcional se for demonstrado de maneira satisfatória que pode agir de forma "benéfica" em uma ou mais funções do corpo, além de se adequar à nutrição e, de certo modo, melhorar a saúde e o bem estar ou reduzir o risco de doenças

Naturalmente, todos os alimentos são funcionais, uma vez que nos proporcionam sabor, aroma e valor nutritivo. Entretanto, nas últimas décadas, o termo funcional está sendo aplicado a alimentos com uma característica diferente, a de proporcionar um benefício fisiológico adicional, além das qualidades nutricionais básicas encontradas. Tais alimentos também são vistos como promotores de saúde e podem estar associados à redução ao risco a certas doenças.

Já está bem estabelecida a relação dos alimentos com a qualidade de vida. A ingestão de alimentos da forma correta e em quantidades adequadas está intimamente relacionada com a diminuição do risco de desenvolvimento de inúmeras patologias, entre elas a Diabetes. O objetivo do Nutrição Funcional é sempre avaliar com detalhe as causas dos desequilíbrios por trás dos sinais, sintomas, doenças e do peso pois estes revelam que há algo de "errado" com nosso organismo e então a partir disso desenvolver um plano alimentar individual que atenda a demanda de cada sistema para que volte a estar em harmonia e saúde!!

 O Programa Nutrição Funcional no Diabetes que já ajudou e tem ajudado centenas de milhares de pessoas com DIABETES TIPO 1 a REDUZIR o USO DE INSULINA em 90% e ESTABILIZAR a GLICOSE e outras centenas de milhares de pacientes diabéticos tipo 2 e pré-diabéticos MUDAREM SEUS HÁBITOS DE VIDA com a NUTRIÇÃO FUNCIONAL NO DIABETES. Clique aqui e saiba mais!

Como funciona e os benefícios da Nutrição Funcional




A nutrição funcional é uma área de conhecimento da nutrição baseada na perspetiva da medicina funcional. O termo "funcional" aplica-se à manifestação de mudanças em processos fisiológicos básicos que refletem sintomas de duração, intensidade e frequência aumentadas, ou seja, não se resume apenas a doenças de origem conhecida, mas alterações precoces nas funções orgânicas que podem evoluir para doenças crónicas ao longo da vida

A nutrição funcional tem como objetivo estabelecer o perfeito funcionamento do organismo a partir do equilíbrio dos nutrientes. Como resultado para atingir estes  objetivos, os nutricionistas funcionais fazem, inicialmente, uma análise da individualidade bioquímica de cada paciente (com base em exames laboratoriais e clínicos).

Posteriormente, criam um plano alimentar exclusivo e que atenda às demandas específicas do indivíduo.

epois de adotar uma dieta funcional, muitos benefícios podem ser percebidos, como por exemplo:

  • Saúde integral (corpo saudável e livre de doenças)
  • Emagrecimento saudável
  • Melhora na qualidade do sono
  • Aumento da resistência física
  • Melhora da autoestima

Da mesma forma que o emagrecimento saudável é uma consequência positiva da nutrição funcional, este não é nosso objetivo principal.

Acima de tudo, a maior meta dos nutricionistas funcionais é melhorar a saúde e a qualidade de vida dos pacientes, de forma a evitar o surgimento de futuras doenças crônicas.

A obsessão de querer atingir uma alimentação saudável baseada em grandes restrições alimentares pode levar ao distúrbio da ortorexia nervosa, que ocorre quando a pessoa se torna obcecada por uma alimentação saudável, cometendo diversos excessos em prol de um suposto benefício para si. 

Se você quer uma vida mais saudável e vê na alimentação uma maneira para alcançar estes objetivos, a nutrição funcional pode ser um caminho a trilhar. Sempre recomendo que se procure a orientação profissional de um nutricionista, mas no entanto, o que uma alimentação funcional valoriza são alimentos não processados, naturais e diversos, como fontes de fibras, minerais essenciais e proteínas, o que por via de regra é benéfico a todos. Fugir do fast food, dos industrializados e dos processados pode ajudar na saúde geral de todos os indivíduos.

Hipertrofia Muscular: atenção às quantidade de calorias ingeridas




Nutrição é estudo dos nutrientes presentes nos alimentos e no corpo; às vezes, também o estudo dos comportamentos humanos relacionados à alimentação. E é um assunto que vem sendo bem procurado por pessoas que querem emagrecer. Para os praticantes de atividade física, além do emagrecimento, buscam aumentar o tecido muscular, a chamada hipertrofia. Mas qual é a importância da Nutrição para a hipertrofia?

Segundo alguns especialistas, se adicionarmos todos os aspectos envolvidos no treinamento, a nutrição, como peça fundamental, pode chegar até 60% em importância no treinamento para hipertrofia, sendo assim se mostrando, as vezes, até mais importante que o treinamento.

Por isso, não pode haver a má nutrição. Entenda como má nutrição, qualquer condição causada por ingestão excessiva ou deficiente de energia alimentar ou nutrientes nos alimentos ou por um desequilíbrio de nutrientes. As deficiências de nutrientes ou energia são classificadas como forma de desnutrição; o excesso, por sua vez, como forma de supernutrição (obesidade).

O nosso organismo possui quatro formas de obtenção de energia: proteínas, carboidratos, lipídios e corpos cetônicos. Todos são utilizados na geração de energia em um exercício aeróbico (com presença de oxigênio O2). O carboidrato é o primeiro nutriente a ser utilizado na queima que ocorre durante o exercício, sendo a forma mais comum de gasto e de obtenção de energia. Ele é a única forma de gasto energético por via anaeróbica (com pouca ou nenhuma presença de oxigênio O2).

A ingestão de carboidratos também é fundamental para ajudar o organismo na reposição de proteínas musculares. Por isso, é errado abolir esse nutriente da dieta, pois isso pode causar um déficit enérgico que prejudicará o ganho de massa muscular.

Porém, atente-se em relação à quantidade de calorias ingeridas diariamente. O excesso de consumo de carboidratos facilita o acúmulo excessivo de gordura. Portanto, as calorias podem ser provenientes dos carboidratos, desde que sejam balanceadas.

Um bom treino, aliado à estratégia nutricional para hipertrofia, trará ótimos resultados para seu paciente. Uma combinação entre todas pode ser ideal para o ganho de massa muscular apropriado. Com isso, a pessoa logo notará os resultados positivos ao introduzir em seu cotidiano o plano alimentar de acordo com seu perfil.


Nutrição, Exercícios Físicos e Obesidade




Percebeu no título desse post que não usei a palavra emagrecimento? Porque o post de hoje vai falar em como a nutrição esportiva e os exercicios podem auxiliar quem tem obesidade e quer sair desse quadro. Sei bem que o caminho é através de um emagrecimento saudável.

A obesidade é uma doença crônica, que precisa ser tratada de forma multidisciplinar. É preciso integrar diversos especialistas ao seu tratamento, abrangendo, inclusive, exercícios físicos. Para isso, nutricionista, cardiologista, fisioterapeuta e clínico geral devem estar bem alinhados, sendo responsáveis, também, pela supervisão para que a sua atividade física seja adequada, própria para o seu estágio de sobrepeso e com exercícios assertivos, que colaborem para a perda de peso sem estressar o corpo e ao mesmo tempo para levar a mais nutrientes e oxigênio para as células, ao melhorar a circulação sanguínea.

O diagnóstico da obesidade é feito por meio do cálculo de IMC (índice de massa corporal). Pacientes com IMC acima de 30 kg/m2 são considerados obesos. O cálculo é feito da seguinte maneira: divide-se o peso (em quilogramas) pela altura (em metros) ao quadrado. A obesidade pode ser classificada em três tipos:

Sobrepeso - O paciente é classificado com sobrepeso quando ele está com o IMC entre 25 e 30. Pacientes com sobrepeso já apresentam sintomas típicos da obesidade.

Obesidade - A obesidade é caracterizada quando o IMC do paciente já é mais alto do que 30. O paciente já pode apresentar doenças relacionadas à obesidade como a diabetes.

Obesidade mórbida - A obesidade mórbida é o tipo mais grave de obesidade. Um paciente é classificado com obesidade mórbida quando seu IMC é maior do que 40. A maioria dos pacientes com obesidade mórbida não consegue mais se locomover e precisa de cirurgia para reverter o caso.

A princípio o tratamento para obesidade é feito de maneira conservadora com reeducação alimentar aliada a atividades físicas. O objetivo da reeducação alimentar é diminuir a ingestão calórica e orientar o paciente a comer os alimentos corretos e mudar seus hábitos alimentares. Este processo é feito com a orientação de um nutricionista e também tem como objetivo melhorar a saúde e prevenir doenças, ou controlar doenças já existentes (como a hipertensão e a diabetes).

Melhorar a experiência do público obeso ao longo do processo de emagrecimento é um desafio para profissionais de nutrição e de educação física. Por isso, a introdução de algumas práticas simples pode ajudar na criação do plano de exercício ideal. A ideia é que a atividade seja vista da forma mais natural possível, e não como um compromisso obrigatório e desagradável.

Além da avaliação física, é preciso ter acesso ao histórico médico da pessoa. Doenças como pressão alta, diabetes e problemas de circulação exigem mais, tanto do corpo do paciente quanto do preparo do treinador. Cada exercício deve ser adaptado e cuidadosamente acompanhado.

Os pacientes obesos têm dificuldades tanto para encontrar uma rotina de exercícios adequada quanto para manter a motivação na prática. Além disso, é comum que esse público lide com doenças associadas ao ganho de peso, o que limita a adoção de certas modalidades.

Junto ao desenvolvimento do treino personalizado, é importante estimular o paciente a procurar um nutricionista a fim de que inicie um programa de reeducação alimentar. Aliar os dois fatores trará resultados mais rápidos, servindo de estímulo para que o aluno não desista.

Também vale ficar atento à desidratação. Por terem mais dificuldade de regular a temperatura corporal, pessoas obesas estão mais suscetíveis a esse risco, especialmente em dias quentes.

Em muitos casos, a obesidade está associada a outras patologias e a cura tem que ser feita através de medicamentos, alimentação e exercícios físicos. É aconselhável o trabalho multidisciplinar para que haja sucesso e o cliente apresente uma condição de saúde próxima da normalidade.

Antes de terminar esse post, preciso falar que professor Paulo Gentil resolveu abrir o jogo e colocar em evidência tudo que aprendeu em todos os anos de estudo e experiência profissional que possui. Ele compilou seu conhecimento numa Master Certification Paulo Gentil com debate de assuntos como emagrecimento, obesidade, hipertrofia e exercícios para mulheres, crianças e idosos. Bem completo. Clique aqui e saiba mais!