5 de fevereiro de 2014

Alimentação equilibrada e atividade física pela boa saúde





Atividades físicas aliadas à alimentação saudável. Aliadas, as duas práticas contribuem para a boa forma e para a melhoria da qualidade de vida. É o que recomenda o clínico geral, gastroenterologista e nutrólogo do Hospital Mater Dei, Juliano Antunes. Segundo ele, as atividades aeróbicas são as melhores opções para a redução da chamada “massa gorda”. “Essas atividades, por estimularem mais os sistemas cardiovascular e musculoesquelético, induzem a uma maior perda calórica”, afirma.

O médico explica que a caminhada é um excelente ponto de partida. Quem caminha por volta de 40 minutos por dia perde cerca de 300 calorias. Já quem caminha há algum tempo, pode investir nas corridas, intercaladas pelas caminhadas, além de adquirir bom ritmo e resistência física. A natação também é uma boa alternativa. O exercício tem baixo impacto por ser realizado na água, além de contribuir para a queima de calorias e trabalhar a musculatura de forma global. O importante, segundo o médico, é fazer dessas atividades um hábito, pois a prática com frequência é o que proporciona o gasto calórico e a manutenção da boa forma. Para quem não pratica atividades físicas regularmente, é necessário começar aos poucos. Aqueles que estão acostumados a se exercitar devem intensificar os treinamentos para que a perda de peso seja efetiva. O especialista do Mater Dei lembra que qualquer atividade física só deve ser iniciada após uma avaliação por um profissional de saúde.

Também é preciso manter uma dieta balanceada. O médico recomenda que, em média, cada pessoa deve ingerir de 1.500 a 2.500 calorias por dia, o que pode variar muito em função do biotipo e da intensidade da prática esportiva. Além disso, para que a perda de peso se mantenha e seja duradoura, não se pode emagrecer muito rápido. Após as atividades, é preciso que a dieta reponha os nutrientes que foram usados pelo organismo durante a prática e mantenha o corpo preparado para os próximos exercícios.

Fonte


Comente:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *