Curta e Siga


Áreas de atuação no mercado de trabalho do Nutricionista





Olá! Tudo bem? Sou a Dani e esse post fala sobre Áreas de atuação no mercado de trabalho do Nutricionista.


Não há como negar a importância da alimentação para manter a saúde e a qualidade de vida. Com isso, o profissional que cuida da alimentação, o nutricionista, está cada mais sendo valorizado.

O Nutricionista é um profissional da área da saúde que estuda os alimentos e o efeito que eles produzem em nosso organismo. Ele pode atuar em diversas áreas, desde a prescrição de dietas para indivíduos até o acompanhamento de atletas profissionais, passando por pesquisa, marketing e muito mais.

Os Cds Universitários tem uma série de CDs, com diferentes temas para que o profissional de nutrição, não só o que trabalha com atividade física.

Há várias áreas de atuação que se pode atuar e estar atualizado com artigos sobre Nutrição e o assunto pretendido é importante. Veja exemplos de áreas de atuação:

1. Nutrição Clínica

O atendimento clínico é realizado individualmente. O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida.

Como nutricionista clínico, o profissional pode trabalhar em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios ou realizando atendimento domiciliar.

2. Nutrição Coletiva

Enquanto a nutrição clínica trata do indivíduo, a nutrição coletiva cuida da saúde de um grupo de pessoas. Neste caso, o nutricionista pode atuar em restaurantes, refeitórios, cozinhas industriais ou na área de vigilância sanitária.

Em restaurantes e cozinhas industriais, o nutricionista é responsável por definir o cardápio a ser servido. Além disso, ele acompanha todo o processo de preparo das refeições e orienta os colaboradores a manipular os alimentos de forma correta. 

Como vigilante sanitário, o nutricionista fiscaliza os estabelecimentos que lidam com alimentos para garantir a qualidade dos serviços.

3. Nutrição Esportiva

A nutrição esportiva é voltada para pessoas que realizam algum esporte ou atividade física e tem como objetivo melhorar o desempenho físico dos atletas e otimizar a recuperação pós-exercício. 

4. Indústria de Alimentos

Em uma indústria de alimentos, o nutricionista controla a qualidade dos alimentos produzidos e acompanha todo o processo de produção.

O nutricionista é responsável por elaborar o conteúdo nutricional que será impresso nas embalagens dos produtos, bem como elaborar informes técnico-científicos sobre os alimentos.

5. Marketing Nutricional

No marketing nutricional, o profissional faz uma análise do produto, identificando o público-alvo, e define a melhor maneira de informar o consumidor sobre a importância nutricional daquele produto. 

O nutricionista pode também auxiliar na elaboração de materiais informativos e campanhas publicitárias.

6. Pesquisa Científica

Na área de pesquisa, o nutricionista pode desenvolver novos alimentos ou pesquisar sobre os efeitos que determinado alimento exerce no organismo do ser humano. Ele pode realizar seu trabalho em laboratórios, indústrias alimentícias, institutos de pesquisa e universidades.



Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

2 comentários:

  1. Faltou falar sobre a Saúde Coletiva, área diferente da Nutrição Coletiva. Poderia se ter explorado melhor as áreas de atuação, textos muito resumidos...

    ResponderExcluir
  2. Faltou falar sobre a Saúde Coletiva, área diferente da Nutrição Coletiva. Poderia se ter explorado melhor as áreas de atuação, textos muito resumidos...

    ResponderExcluir